Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Polícias militares participam do XV Curso de Policiamento Montado
Qui, 05 de Outubro de 2017 07:57



Dando continuidade ao ciclo de capacitação voltada ao policiamento ostensivo montado, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizou na tarde desta terça-feira (03), a Aula Inaugural do Curso de Policiamento Montado (CPMon) - Nível III. Ao todo 18 policiais militares serão habilitados com técnicas e táticas para atuar no apoio de eventos com grandes concentrações de pessoas e em lugares de acesso restrito; auxiliando assim, as demais unidades operacionais de segurança pública.

Para o comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel Ricardo Colares Barbosa; o curso irá promover uma melhor estruturação do Regimento de Polícia Montada no Estado do Ceará. “Essa capacitação vai ser fundamental para que a gente possa prestar um serviço de qualidade. Para a gente mostrar que a cavalaria, o policiamento montado ele é diferenciado, e é um equipamento fundamental para a segurança pública em nosso Estado”, explicou o oficial.

O curso tem uma grade curricular de 260 horas/aula, e contemplará em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de direitos humanos; didática equestre; técnica de policiamento montado; instrução de equitação; controle de distúrbios civis a cavalo; ordem unida a cavalo; instrução do cavaleiro; iniciação e adestramento do cavalo policial militar; higiene e profilaxia; segurança a cavalo; tiro policial montado entre outras temáticas que preparam o militar para atuar com eficiência no policiamento ostensivo e em ações de controle de distúrbios civis, além do trato com os cavalos.



A aula inaugural foi proferida pelo coordenador da equipe de análise de processos da Procuradoria-geral do Estado do Ceará, Major PM Raimundo Daiso Rodrigues Filho, que explanou sobre as atividades desempenhadas na cavalaria e os cuidados que se deve ter com o animal. “O meu objetivo não foi trazer termos de difícil compreensão, é ser o mais simples e claro possível de forma que eles entendam da importância que é o cavalo na vida do Policial Militar, na importância e na obrigação que eles como cavalarianos, como policiais de cavalaria têm que ter no cuidado, no trato com o cavalo, o limite que eles têm que estabelecer porque o próprio animal não tem como estabelecer um limite”, pontuou o palestrante.

Prestigiou a solenidade o secretário executivo da Polícia Militar do Ceará, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura; a coordenadora de ensino e instrução da Academia, Roberta Barbosa Monteiro; o comandante do RPMont, tenente-coronel Ricardo Barbosa e o orientador da célula de formação continuada da Aesp, Demóstenes Rolim Cartaxo.


Fotos: Leandro Freire e Anny Almeida (Ascom Aesp)


Fonte: AESP

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2