Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Aesp forma mais uma turma de policias para atuar no controle de distúrbios civis
Qui, 05 de Outubro de 2017 07:54



Depois de 30 dias de treinamento intensivo, um grupo de 18 policiais militares concluíram com êxito a 9ª edição do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) da Polícia Militar do Ceará e agora estão prontos para atuar na Companhia CDC do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

De acordo com o subcomandante do BPChoque, tenente-coronel Luiz Martins Monte Pereira, a Companhia é uma subunidade do Batalhão de Policiamento de Choque e tem a responsabilidade de restabelecer a ordem em situações que envolvam tumultos, controle de multidões e gerenciamento de crise, atuando principalmente em praças desportivas, estádios, manifestações em público e outros grandes eventos. O oficial conta que foi um dos precursores desta doutrina na corporação. “Em 1998, eu fui a São Paulo para trazer a doutrina de Distúrbios Civis aqui para o nosso Estado. Eu era o único integrante do Estado e voltando, começamos a formular e ter a ideia de trazer esse treinamento para a Polícia Militar do Ceará. Então, hoje nós temos uma Companhia bem treinada, bem equipada, bem profissional operando”, destacou o oficial.



Com uma carga horária de 254 horas/aulas, o curso abordou instruções teóricas e práticas que iam desde direitos humanos; ética; cidadania até instruções de procedimento de reintegração de posse; procedimentos em eventos e estabelecimentos prisionais; operações com dispositivos elétricos incapacitantes; instrumentos de menor potencial ofensivo e gerenciamento de crises. “É um treinamento que é duro, e o dia a dia do guerreiro de Distúrbios Civis é sempre pesada, porque ele está sempre equipado, com a caneleira que aperta a perna, uma capa tática que ajuste seu corpo, um escudo que tem mais ou menos 9kg, um bastão policial, um capacete, uma viseira...”, pontuou coronel Martins.

A solenidade de encerramento do curso ocorreu na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e reuniu formandos, familiares e diversos profissionais de segurança pública cearense. O ponto alto da comemoração aconteceu quando os concludentes do curso realizaram uma demonstração prática dos tipos de formação de controle de distúrbios civis, apresentando algumas das técnicas e táticas aprendidas durante a capacitação.


Fonte: AESP

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2