Sindiônibus doa 13 detectores de metais para auxiliar abordagens coordenadas pela SSPDS
Qua, 04 de Outubro de 2017 08:44

Durante reunião do Grupo de Trabalho (GT), que é integrado por representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), realizada na tarde desta terça-feira (03), o secretário da SSPDS, André Costa, recebeu das mãos do diretor do Sindiônibus, Dimas Barreira, 13 detectores de metais que servirão para auxiliar as abordagens a coletivos da Capital e da Região Metropolitana. No encontro, que ocorre mensalmente no intuito de avaliar, discutir e planejar as ações policiais e estratégias de atuação das forças de segurança no combate a ações criminosas contra passageiros e funcionários do transporte público, estiveram presentes também o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; e o delegado-geral da Polícia Civil, Everardo Lima.

Além da entrega dos equipamentos, o gestor da SSPDS chamou atenção para o incremento de estratégias, que possibilitem a redução dos índices criminais em questão. Na última reunião, ocorrida no dia 18 de setembro, o aplicativo Portal de Comando Avançado foi apresentado aos profissionais de segurança presentes, com o intuito de auxiliar o direcionamento dos trabalhos policiais para os locais onde há maiores incidências de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em transporte público. Desta vez, André Costa destacou um aprofundamento nas investigações para esta tipificação de crime, que tenha como cenário, os ônibus de Fortaleza e RMF.  “Faremos um estudo sobre as pessoas que já foram presas por assaltos em transporte público, de forma que a Polícia Civil investigue se há reincidências e represente pelas prisões destes suspeitos”, disse André Costa.

De acordo com dados do Sindiônibus, o mês de setembro teve um acréscimo de 32 assaltos em relação ao mês anterior, quando foram registrados 167 assaltos. O aumento ocorreu após dois meses consecutivos de redução. Diante disto, o gestor da pasta cobrou mais empenho dos comandantes de cada AISs, passando de 10 para 30 abordagens diárias. Trabalho, este, que será fortalecido com a utilização dos detectores de metais. “Pontuo aqui, e peço que repassem para toda a tropa, as ações que vão além de nossas obrigações. Cito a ação do Sindiônibus, que doou os equipamentos para a Segurança Pública e quero agradecer ao Dimas Barreira, pela parceria e também pela confiança em nosso trabalho. É uma construção e estamos, aos poucos, em busca dos bons resultados. Caso não alcancemos no tempo que precisamos, nós mudaremos as estratégias, mas nunca estaremos satisfeitos”, revelou o gestor da SSPDS.

Em sua fala, Dimas Barreira ressaltou, mais uma vez, o quão importante é esta abertura junto a pasta da Segurança. “A gente se identifica muito com o seu discurso, porque para nós, não existe limite no que consiste em ir além das obrigações. É mais uma maneira de dizer que conte conosco sempre”, finalizou.