Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Maior efetivo de BPRaio fora da Capital é implantado em Caucaia
Seg, 02 de Outubro de 2017 08:04


O Governo do Ceará segue investindo na ampliação dos trabalhos do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Neste sábado (30), foi a vez de Caucaia receber a implantação da polícia especializada. A cidade é a segunda com população acima de 50 mil habitantes a receber sede exclusiva do Batalhão, na segunda fase do processo de interiorização. Antes, Maracanaú foi contemplada com a ação, no último sábado.

A entrega oficial da sede fixa do BPRaio ocorreu na Praça Matriz da cidade, em cerimônia presidida pelo governador Camilo Santana e com grande festa para a população, regada a show musical e apresentações do novo efetivo de policiais do Batalhão.

Com quase R$ 3,3 milhões investidos pelo Governo do Ceará em armas, veículos, equipamentos e construção da sede, Camilo Santana destaca que Caucaia recebeu o maior batalhão fora da Capital, com 113 policiais, 44 motos e dois veículos. Atualmente Fortaleza tem no seu BPRaio 503 homens – número este que será duplicado a partir do próximo mês de outubro.



“O projeto inicial do Raio era implantar em todas as regiões do Ceará. Nós implantamos. E onde nós implantamos o batalhão fixo, tivemos um resultado muito positivo. Policiamento ostensivo, altamente preparado, especializado. Exatamente neste momento em que precisamos enfrentar de forma mais efetiva a criminalidade. Tomamos a decisão de, na segunda etapa do programa, implantar em todos os municípios acima de 50 mil habitantes. Começamos exatamente pelos municípios da Região Metropolitana. A perspectiva é que nos permita garantir mais tranquilidade aos cidadãos de Caucaia”, afirmou o chefe do Executivo.

Além de discursar na solenidade, Camilo conversou com populares, acompanhou apresentação de manobras em moto realizadas por policiais do Raio, simulando abordagens, e comandou visita à nova sede do Batalhão.

Estiveram presentes na comitiva capitaneada pelo governador: os deputados estaduais Tin Gomes, Bruno Pedrosa, Bethrose e Jeová Mota, os deputados federais André Figueiredo, Danilo Forte e José Airton, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, o coronel-comandante da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Viana, dentre outras lideranças políticas e representantes da Segurança Pública do Estado.

Trabalho potencializado

O BPRaio traz para a população um trabalho reforçado de segurança nas ruas com profissionais especializados nas ações ostensivas, e oferecendo atendimento mais qualificado e ágil de ocorrências através do policiamento motorizado.

Para garantir o alto nível dos profissionais envolvidos no trabalho diário do Batalhão, cada policial precisa se submeter ao Curso de Especialização de Policiamento em Motocicleta, de 280 horas/aula. A preparação é voltada para a chamada “Doutrina Raio”, com temáticas como patrulhamento, perseguição e abordagem policial, prática de tiro; resolução de casos de baixa, média e alta complexidade, dentre outras práticas.

“É um treinamento padrão em todo o Estado. Há muita exigência para que o policial ingresse no Raio. Ele passa desde uma seleção, para ver o histórico como policial, se realiza efetivamente muitas prisões, se não tem antecedentes. Tem avaliação psicológica e também testes físicos muito intensos, pois se trata de um trabalho forte e cansativo. A gente não quer perder em qualidade, mantendo a excelência que é padrão do Raio”, detalha o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.



Orgulho e esperança

A felicidade da doméstica Maria Norma está no sorriso de satisfação do filho André de Castro, que é um dos policiais que trabalhará pela segurança de Caucaia na nova unidade do BPRaio. A mãe orgulhosa relata que o policial alcançou a conquista após um ano de serviços prestados como policial militar do Ronda do Quarteirão. Mas a luta de André, segundo ela, vem desde muito tempo.

“O meu filho sempre foi esforçado e determinado. É batalhador, gosta de fazer as coisas certo. Antes de passar no concurso para a Polícia Militar e nos testes para o Raio, trabalhou com segurança particular e se dedicou a cursos e estudos. Agora só posso sentir orgulho e ter a certeza de que ele vai servir muito bem a população”, disse Maria.

E na Praça Matriz de Caucaia, o sentimento dos moradores do município é de esperança por dias de mais tranquilidade e menos violência. A manicure Janaina Alves garante que, a partir da implantação do BPRaio na cidade, andar com o filho Wanderson, de dois anos, e o marido Vanderson Oliveira sem medo de episódios envolvendo crimes pelas ruas do seu bairro. “A gente espera mais paz. É muito bom ver esse investimento fazer efeito. Queremos realmente mais presença de policiais, que inibe a ação de bandidos, né?”.

Interiorização

Por meio da interiorização do BPRaio, receberam unidades, num primeiro momento, as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa, as novas bases vão ficar exclusivas para as cidades com mais de 50 mil habitantes. E, consequentemente, os batalhões sediados nas nove cidades-polo podem dar mais atenção a outras localidades.

Estrutura física

A reforma da sede do BPRaio em Caucaia foi de responsabilidade técnica do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Foi investido o valor de R$ 333 mil. A área construída é de 391 m² e conta com alteração de layout e construção de novas alvenarias; melhoria nas instalações elétricas e hidráulicas; substituições de esquadrias; melhorias na cozinha; criação de vestiário e estacionamento coberto; instalação de rampa de acessibilidade e implantação de um banheiro acessível.


Fonte: CASA CIVIL

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2