Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Policial Militar é contemplado com doações do Fundo de Desenvolvimento Social - FDS
Sex, 29 de Setembro de 2017 16:36

 

O policial militar, Subtenente Eudes de Sousa Ferreira, foi contemplado, na manhã de hoje (29), com a doação de vários produtos hospitalares e de higiene que foram custeados pelo Fundo de Defesa Social.

Para o Coronel PM Adriano Soares, Comandante Geral Adjunto da Corporação, ressalta que o material entregue é necessário para dar suporte as deficiências do SubTenente Eudes facilitando suas limitações, o comandante reconhece que o SubTenente contribuiu muito para a segurança pública do nosso Estado, “com os recursos desse fundo, essa ação social foi possível e isso humaniza o serviço da Polícia Militar, trazendo alegria e uma sensação de amparo da Corporação. Ele (Sub Eudes) que muito fez pela instituição está amparado pela Corporação, entendemos que esse apoio deve existir, seja nas mais  adversas situações em que pode se encontrar o policial militar”, ressalta.

Comovido com a ação, e atrelado ao sentimento de gratidão o Subtenente PM Eudes enaltece está ação da PM “entendo que somos uma grande família, agradeço o Comando por haver sensibilidade, pois sempre tive sua assistência. Amo ser policial e compreendo, mesmo diante das dificuldades, que meus companheiros de farda jamais me abandonaram, pois sempre vi empenho dos amigos. Por fim, ele agradeceu a Deus pelo dom da vida e por seguir, mesmo diante das dificuldades, na luta por dias melhores.

O Subtenente Eudes recebeu por meio do Fundo de Defesa Social do Estado do Ceará (FDS), o material médico hospitalar composto por fraldas Geriátricas, pacotes contendo sondas uretrais, álcool em gel, coletores de urina, gaze estéril, frascos de água boricada e diversas bisnagas contendo lidocaína em gel. Esse material foi adquirido através de licitação e pesquisa de mercado pela Polícia Militar e dará assistência de aproximadamente um ano ao PM.

 

Entenda o Caso

 

Em maio de 2014, o policial militar estava saindo de sua residência para assumir o serviço no Centro Integrado de Operações – CIOPS, e após ingressar no transporte coletivo, dois indivíduos simularam uma discussão com o motorista do veículo e anunciaram um roubo. Os dois infratores estavam armados com um facão e, no afã de evitar a consumação do crime, o subtenente interveio na ação e solicitou do motorista que abrisse as portas do coletivo e deixasse todos os passageiros desembarcar.

Na ocasião, não haviam somente dois indivíduos, mas um terceiro que estava fazendo a cobertura dos outros dois e que entrou em luta corporal com o policial militar, desferindo uma joelhada nas suas costas e tomando a sua arma. Logo depois de tomar a arma do agente, o acusado efetuou um disparo que atingiu a coluna do militar, e ainda tentou disparar três vezes contra a cabeça do policial, vindo a arma a falhar.

O Subtenente Eudes foi socorrido pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – CIOPAER, passando sete dias internado e sendo constatado por médico especialista a sua paraplegia.

Sobre o FDS

O Fundo de Defesa Social do Estado do Ceará (FDS) foi instituído pela Lei Complementar Nº 47, de 16 de julho de 2004, para financiar o desenvolvimento institucional dos órgãos que integram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e a Secretaria da Justiça e Cidadania, objetivando principalmente o aperfeiçoamento e a modernização da gestão, o reaparelhamento com móveis, máquinas, armas, munições, equipamentos de apoio, veículos, transporte, comunicação, modernização da tecnologia da informação a formação do capital humano, dentre outros.

 

Compõe o Conselho do FDS: os secretários da SSPDS, SEPLAG, SEJUS e CGE; os Comandantes Gerais da PMCE e CBMCE e o Delegado Geral da PCCE. As reuniões são realizadas bimestralmente, e a exceção da SEPLAG e CGE, que são órgãos de controle, os demais podem apresentar projetos que necessitam da aprovação da maioria simples (metade +1) do Conselho para aprovação e posterior execução.

 

Atualmente, o FDS encontra-se com pouco mais de 21 milhões de projetos aprovados, inclusive atendendo os anseios dos policiais militares no que tange a entrega de material hospitalar, de higiene, próteses ortopédicas e outras demandas.

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2