Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Alunos do Colégio da PM no Cariri são selecionados para competição internacional na Índia
Ter, 26 de Setembro de 2017 08:47


As fórmulas e cálculos de Matemática ensinados aos alunos do Colégio da Polícia Militar do Estado do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte, garantiram a eles a conquista de mais um título. A escola participou da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras e nove dos seus estudantes foram selecionados para integrar a delegação brasileira na fase final do certame, na Índia. De malas prontas para o continente Asiático, a turma é duplamente campeã: ouro no Ceará e ouro no Brasil. “É uma superação de desafios (...). A integração dos alunos fez com que a equipe do Colégio se destacasse”, avalia a tenente coronel Albanita Ferreira Lima, diretora do Colégio da PM no Cariri.


Allan Thiago (15), Ana Beatriz (15), Ellen Rodrigues (15), Hyalisson da Silva Felipe (15), Maryellen Fernandes (15), Laísa Maria (15), Saulo Meneses (15), Rômulo Amarante (16) e Yasmin Pinho (14) – todos do 1º Ano do Ensino Médio – são os nove alunos selecionados para integrar a delegação brasileira na 4th International Youth Convetion on Commerce & Economics - IYCCE (4ª Convenção Internacional de Juventude sobre Comércio e Economia), que vai ocorrer entre os dias 28 e 31 de outubro deste ano, no World Unity Convention Center, em Lucknow, na Índia. Eles foram aprovados na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, realizada no mês de abril, no próprio colégio, e com uma ajuda a mais. O certame é escrito em inglês e, para responder aos questionários, a garotada contou com a tradução feita por Hiagor Teixeira (17), que é aluno do 3º ano. Ele é o protagonista de mais um título do Colégio da PM de Juazeiro do Norte. O adolescente foi o único representante do Ceará selecionado para integrar um grupo de 50 alunos brasileiros, aprovados entre 19 mil concorrentes, no Programa Jovens Embaixadores 2017, como representantes do Brasil nos Estados Unidos.



A fluência de Hiagor com a língua inglesa e o auxílio dado por ele foi fundamental na execução da prova dos colegas. Nessa nova fase do concurso, a parceria entre os estudantes continua e o Jovem Embaixador também segue para a Índia como intérprete da turma. “Vai enriquecer muito a nossa visão de mundo. Agora vou viajar com uma equipe. Não vai ser mais sozinho, como foi nos Estados Unidos. Então, vou ter alguém para poder compartilhar as experiências... e vai ser uma grande honra para mim, ver a primeira viagem deles para outro país”, declara Hiagor, sobre as expectativas da excursão no país asiático. “Dizem que lá o tempero é fortíssimo (...). Mas eu quero provar de tudo. Estou indo pra lá não é pra comer baião de dois. Então, se vier escorpião, estou dentro”, brinca o cearense, sobre o cardápio exótico da comida indiana. Ele segue rumo à Índia na condição de Estudante Intérprete. A comitiva será composta pelos 10 alunos, pela major da Polícia Militar, Alenir França, que é subcomandante do CPMCHMJ; Aurea Donato, coordenadora pedagógica e das Olimpíadas; e pelo tenente coronel dos Bombeiros, Nijair Araújo, professor orientador da equipe campeã.


O resultado da Olimpíada foi anunciado em junho e a credencial dos estudantes no evento enviada em agosto, pela organizadora do concurso. A IYCCE é uma das mais importantes competições internacionais para estudantes da educação básica, voltada para as áreas de Economia, Empreendedorismo, Gestão de Negócios e Marketing, idealizada pela City Montessori School – maior escola do mundo em número de estudantes (mais de 52 mil) pelo Guinness Book of Records. A competição é baseada no relatório para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, propondo que a educação deve se basear em quatro pilares de aprendizagem: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e aprender a ser. Ao todo, participarão 500 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de vários países do mundo. O Brasil é um deles e parte de seus representantes estão no Cariri do Ceará.


Com aproximadamente 1,1 alunos, o CPMCHMJ já coleciona diversos títulos. São mais de 50 medalhas de ouro, prata e bronze, premiadas em competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Internacional de Matemática, Olimpíada Nacional de Geografia, entre outras. “A conquista vai tomando uma amplitude muito grande, porque vem o Colégio, a Polícia Militar, a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria de Educação... Vem o Estado do Ceará. Fazer parte da delegação do Brasil em uma competição internacional é realmente para a gente se encher de orgulho”, enfatiza a comandante Albanita.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2