Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros são capacitados para ascensão profissional
Seg, 18 de Setembro de 2017 11:36
Com o intuito de ampliar os conhecimentos profissionais, técnicos e humanísticos dos oficiais do quadro de administração da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e prepará-los para ascensão funcional, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou na última sexta-feira (15) o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO QOA PM/BM).

O início da capacitação foi marcado por aula inaugural ministrada pelo comandante do Policiamento Comunitário, Coronel Fernando Albano, que apresentou as Unidades Integradas de Seguranças (Uniseg) - Ação que faz parte do programa estadual Pacto por um Ceará Pacífico e consiste em uma maior aproximação dos serviços ofertados pela Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar com a população. “O princípio fundamental dessa nova política de segurança pública do Estado Ceará é resgatar o policiamento comunitário especializado, onde nós vamos atuar dentro de cada território com a Patrulha Maria da Penha, com o grupo de segurança escolar, a base móvel comunitária e vamos facilitar o acesso ao usuário de segurança... é fundamental para que o capitão aluno possa ter uma nova visão e novos horizontes para o cargo que eles irão ocupar no nível estratégico da administração das corporações”, explicou o comandante do CPCom.

Durante a solenidade de abertura do curso, o Secretário Executivo da PMCE, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura salientou a importância do CAO para o quadro de oficiais intermediários e destacou o empenho do governador Camilo Santana para proporcionar este momento. “Este é o último curso da corporação, muitos serão promovidos no serviço ativo e outros na requerida, o fato é que todos serão oficiais superiores, serão majores, uma conquista que não faz muito tempo, porque até então era algo que não era alcançado e hoje os senhores tem essa possibilidade graças à Nova Lei de Promoções”, declarou coronel Carvalho.

Ao todo, 36 alunos participam do curso, incluindo nove bombeiros do CBMCE, 26 policiais da PMCE e um policial militar do Estado do Mato Grosso do Sul.

Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO QOA PM/BM) tem uma carga horária de 480 horas/ aulas e previsão de término em 08 de dezembro. As instruções serão realizadas na sede da Academia e incluirá aulas teóricas e práticas de educação física militar; sistema de defesa civil; tiro policial defensivo; intervenção e emergência com produtos perigosos; estatística e análise criminal aplicada à segurança pública; direito constitucional; direito administrativo; criminologia; legislação da controladoria geral de disciplina; administração pública; gestão de contratos e convênios; finanças e orçamentos públicos e comunicação social. A qualificação é um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major. Antes da Lei nº 15.797 a patente máxima alcançada por um oficial do quadro administrativo era capitão.



Fonte: AESP

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2