Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
BPRaio amplia treinamento para possibilitar expansão em municípios com 50 mil habitantes
Qua, 13 de Setembro de 2017 08:49


Duas turmas do Curso de Especialização em Policiamento com Motocicleta (CEPM) estão em capacitação e uma terceira inicia o treinamento na próxima semana


O efetivo do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) – da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) – está sendo ampliado e a segurança dos cearenses reforçada. Aproximadamente 60 policiais militares participam do Curso de Especialização em Policiamento com Motocicleta (CEPM), em Fortaleza, e outros 35 iniciarão a capacitação na próxima segunda-feira (18), no município de Itapipoca. Os mais de 90 agentes de segurança e outros já treinados se juntarão à tropa do BPRaio para intensificar o policiamento na Capital do Estado e em cidades com mais de 50 mil habitantes. Além disso, o batalhão especializado passa a atuar, ainda neste mês (setembro), em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Nessa segunda-feira (11), o governador Camilo Santana esteve acompanhando o treinamento dos policiais na Capital.

A realização dos cursos de formação do BPRaio é uma continuidade do compromisso do governador Camilo Santana em interiorizar as Forças de Segurança do Estado. A capacitação dos profissionais é essencial para o desenvolvimento do trabalho especializado, como explica o tenente coronel Márcio Oliveira, comandante do BPRaio: “O intuito do curso é dotar o policial de uma habilidade, destreza e homogeneidade para atuar no policiamento motorizado e explorar todas as características desse tipo de atuação”. Ele ainda detalha que o treinamento aborda conteúdos como pilotagem de caráter ofensivo fora de pista, treinamentos de tiro e patrulhamento, preparo na condução de motocicletas e testes de pilotagem e físico.

O CEPM é realizado com um total de 288 horas/aula, em um período de seis semanas e em locais variados, como no estacionamento da Arena Castelão e no Autódromo do Eusébio. As 17ª e 18ª turmas, que estão em formação em Fortaleza, contam, respectivamente, com 23 e 35 alunos, na quarta e primeira semana de capacitação. Estes policiais atuarão no reforço destinado a Fortaleza. O curso em Itapipoca vai começar na próxima semana, com aula inaugural marcada para segunda (18), com uma turma de 35 militares que fortalecerão o policiamento em Acaraú e Itapajé.



O curso do batalhão especializado é reconhecido dentro e fora do território cearense, capacitando também policiais de outros estados e agentes das Forças Armadas. De acordo com o tenente coronel Márcio, recentemente foi formado um policial de Roraima e estão em formação dois agentes do Exército Brasileiro e, no começo do mês de outubro, vão iniciar o treinamento dois PMs do Distrito Federal. Considerado o maior grupamento de motos do Brasil, o Raio está presente em todas as macrorregiões do Ceará, com bases instaladas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e Canindé.

A Região Metropolitana de Fortaleza é o próximo território a ser contemplado com o patrulhamento motorizado. A previsão é de que o BPRaio seja implantado em Maracanaú até o final deste mês de setembro. A atuação policial desenvolvida pelo BPRaio possui características próprias e o veículo utilizado pelos agentes de segurança acompanha esse diferencial. As motocicletas possuem 660 cilindradas e o patrulhamento exige o uso de diversos equipamentos de segurança, como capacete, botas com cano longo, joelheiras e cotoveleiras, entre outros que já são de uso policial.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30