Carro é recuperado em menos de 24h graças a S25 temporário e câmeras com leitura de placas
Ter, 12 de Setembro de 2017 08:23

Três adolescentes foram flagrados trafegando em um carro roubado e, por meio de uma rápida ação desenvolvida por equipes da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), o trio foi capturado e o automóvel recuperado. O caso ocorreu nesta segunda-feira (11), após um mecanismo integrado às câmeras da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) detectar a passagem do veículo roubado. A recuperação do carro se deu em menos de 24 horas após o assalto (ocorrido na noite desse domingo, 10).

A ação é mais um bom resultado do acionamento do S25 Provisório – medida que busca a recuperação dos veículos subtraídos em um tempo mais rápido. Com apenas uma ligação para o número 190, da Ciops, vítimas de roubo e furto de veículo têm os dados das ocorrências inseridos nos sistemas da Ciops e do Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por 72 horas. A ação de hoje é mais um resultado positivo da nova medida.

Os militares interceptaram o carro (Classic de cor bege e placas OIA-7273), na Avenida General Osório de Paiva, nas proximidades da ponte que dá acesso ao bairro Bom Jardim, que fica na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). Os três adolescentes flagrados no automóvel, com idades de 16 e 17 anos, foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) para a realização do procedimento policial. Com eles, os militares também apreenderam um revólver calibre 38 e um simulacro de pistola.

S25 Provisório

“S25” é o termo utilizado na linguagem policial como sinônimo de “alerta”. O S25 Provisório deixa as Forças de Segurança em alerta sobre as ocorrências de roubo e furto de veículo antes mesmo de o procedimento ser registrado em uma delegacia de Polícia Civil, o que anteriormente não era possível. Antes, dados de automóveis subtraídos só eram inseridos no sistema da Ciops após o registro do Boletim de Ocorrência (BO). A nova medida busca acelerar as buscas pelo bem levado enquanto os trâmites legais são realizados. O S25 Provisório facilita a recuperação dos veículos e contribui com o trabalho policial, na devolução do bem à vítima.

Para acionar o serviço, basta ligar para o número 190 e repassar todas as informações sobre a ocorrência e o transporte que foi subtraído. Mas é imprescindível o registro do BO, que vai garantir a devolução do objeto tomado ao devido proprietário. A nova medida busca colaborar com o procedimento policial e não substitui o BO. O compartilhamento das informações no Alerta Brasil, da PRF, permite o acionamento do sistema de videomonitoramento do órgão, utilizado em parceria com a SSPDS, que possibilita a leitura de placas com registro de roubo. Além das câmeras da Ciops e da PRF, a medida também integra equipamentos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e, em processo de disponibilização, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).