Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Polícia Militar do Ceará apresenta nova Força Tática
Ter, 05 de Setembro de 2017 19:30

 

Como reforço ao policiamento ostensivo já existente na Corporação, a nova Força Tática apresentada na tarde de hoje, 05, no Quartel do Comando do Geral da Polícia Militar – QCG, pretende somar às forças de segurança do Estado o trabalho de combate ao crime organizado, agindo com rigor nas ações e operações policiais. Esse grupo de intervenção que compõe a Força Tática da Polícia Militar do Ceará (FT/PMCE) conta, neste primeiro momento, com 224 PMs. A previsão é de que, até o final deste ano, esse efetivo chegue a 450 profissionais, ampliando a ação da FT/PMCE para a Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Ceará.

O Curso de Nivelamento aplicado aos agentes foi voltado, em especial, para aperfeiçoar as técnicas de abordagem no enfrentamento de grupos e facções criminosas, intervindo assim no tráfico ilícito de drogas. Os policiais militares serão empregados imediatamente nas ruas, combatendo a mancha criminal em áreas consideradas de alto índice de criminalidade, com base em informações dos órgãos de inteligência da PMCE.

Tida como uma unidade de ação estratégica, a Força Tática da Polícia Militar do Ceará (FT/PMCE) foi treinada para realizar ações de polícia ostensiva de caráter especializado na preservação da ordem pública. O grupo tem como principal missão a efetiva execução do Patrulhamento Tático Motorizado, com atuação em ocorrências de alto risco, como reforço ao policiamento ordinário. Os carros modelo Hilux, que eram utilizados no policiamento Ostensivo Geral, com a implementação das novas viaturas modelo Duster, passaram por manutenção e nova adesivagem e serão empregados na Força Tática, dando suporte ao novo modelo de policiamento.

Para o Coronel Adriano, Comandante Adjunto da PMCE e um dos principais idealizadores da Força Tática, “a força tática serve para combater o crime patrimonial e os crimes violentos intencionais e letais. Essa é a importância da força tática. Ela atua como uma tropa de reação aos comandantes de batalhões onde a responsabilidade circunscricional de cada área deve-se a eles. Sendo assim, hoje o FT será lançado com essa finalidade e objetivo, e esperamos trazer para a sociedade excelentes resultados.”

Com essa dinâmica de ações ao trabalho policial, a PMCE qualifica sua tropa para a diminuição dos altos índices de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em nosso Estado, prevenindo os atos delituosos e garantindo a preservação da ordem pública, a segurança, a integridade física e patrimonial.

Durante a apresentação, o Governador do Estado Camilo Santana recebeu um kit composto pelo fardamento que será utilizado pela Força Tática. Ele destacou em seu discurso que “o reconhecimento deve ser dado a essa força de segurança, composta por homens e mulheres que arriscam suas vidas no combate diário às ações delituosas. Eu admiro e reconheço o esforço do meu governo para trazer o que há de mais moderno em termos de Segurança Pública”, ressalta.

Após os discursos das autoridades presentes e a entrega dos certificados aos concludentes do Curso de Nivelamento Tático, o público pôde assistir a uma simulação de abordagem policial realizada pela Força Tática, conduzida pela 1º Tenente PM Helena; ao desfile da tropa a pé firme dos Policiais Militares e Sargentos da Força Área Brasileira, comandada Major PM Arilson; e, finalizando a solenidade, ao desfile da tropa motorizada.

Esse investimento na Polícia Militar do Ceará faz parte, dentre as diversas ações do Governo do Estado, de um conjunto de programas que garantam o suporte técnico-operacional ao efetivo formado por homens e mulheres que atuam na Segurança Pública do Estado.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social da PMCE

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2