Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
PMs são capacitados para atuação no policiamento turístico do Estado
Seg, 04 de Setembro de 2017 16:27


Com o intuito de qualificar e reforçar as ações de segurança e apoio aos turistas no Estado, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (04), a primeira edição do Curso de Policiamento de Turismo (CPTur). Com 154 horas/aulas, o curso possui uma matriz curricular diversificada e multidisciplinar, que inclui desde aulas básicas de idiomas, como o inglês e o espanhol até conhecimentos mais específicos como identificação de passaportes, treinamento prático de direção off-road e o estudo da Lei nº 6.815/80, que define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil. Ao todo, 30 policiais militares participam da capacitação.

Segundo o Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico, tenente-coronel Clairton Alves de Abreu, a capacitação é uma inovação nesta modalidade de policiamento que, proporciona uma estadia mais tranquila para o visitante. “Em todos os locais onde há fluxo e presença de turistas cabe ao BPTur essa atividade de proteção, e com esse curso iremos aprimorar ainda mais o nosso efetivo para que a gente cuide ainda melhor do cidadão cearense e do turista que visita o nosso Estado”, explicou Clairton, que também destacou o trabalho realizado pelo Batalhão. “O BPTur hoje conta com 620 policiais militares e a gente atua praticamente em todo litoral do Estado do Ceará, nós temos 576km de litoral que vai de Icapuí até a praia de Bitupitá, na cidade de Barroquinha. Aqui, em Fortaleza, estamos presentes nas áreas de maior intervenção turística como: Praia do Futuro, Beira-Mar, Praia de Iracema, Vila do Mar e em alguns equipamentos turísticos: Centro Cultural Dragão do Mar, Aeroporto, Rodoviária, Emcetur, Cearte”, salientou o oficial.

A aula inaugural do CPTur aconteceu na sede da Aesp e contou com a presença do secretário executivo da Academia, Nartan Andrade; da subcomandante do Policiamento Especializado da PMCE, tenente-coronel Keydna Alves Lima e do delegado de Polícia Civil, José Nival Freire da Silva, que palestrou sobre Direitos Humanos, Ética e Cidadania.


Fotos: Anny Almeida (Ascom Aesp)

Fonte: AESP

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2