Oficiais da PM iniciam capacitação para atuar no policiamento montado
Ter, 01 de Agosto de 2017 18:58

Com o intuito de reforçar o trabalho do Regimento de Polícia Montado da PMCE - unidade responsável pela realização do policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis - a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta terça-feira (01), mais uma turma do Curso de Policiamento Montado (CPMont). Esta é a 14ª edição do curso, sendo a primeira destinada exclusivamente a oficiais. Ao todo, 15 policiais participam da capacitação, incluindo um oficial do Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo o comandante do RPMont, tenente-coronel PM Ricardo Barbosa, a capacitação do quadro de oficiais é uma forma de multiplicar a doutrina da cavalaria. Ele explica que esta é uma das modalidades de policiamento mais eficazes no combate à criminalidade. “O policiamento montado é um processo de policiamento que faz de forma perfeita a missão policial militar que, é a ostensividade e prevenção, porque a presença do animal, a visibilidade do policial, o porte do animal, são características e vantagens fortes”, pontuou o oficial.

A especialização possui uma grade curricular de 340 horas/aula, e contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de direitos humanos; ética e cidadania; didática equestre; ordem unida a cavalo; iniciação e adestramento do cavalo policial militar; higiene e profilaxia; tiro policial prático montado; técnica de policiamento montado (TPMont); instrução de equitação; instrução do cavaleiro e controle de distúrbios civis a cavalo, além de estágio prático supervisionado.

O início da capacitação foi marcado pela palestra do chefe da Casa Militar, coronel PM Túlio Studart, que apresentou o programa Ceará Pacifico, explicando as ações e o papel da Polícia Militar no programa.

Estiveram presentes no evento o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior; o secretário executivo da PMCE, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura; o secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade; o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira; o coordenador de apoio logístico da PMCE, coronel PM Manuel Ozair Santos Junior; o professor emérito da Academia Edgar Facó, coronel Francisco Austregésilo Rodrigues Lima e a Comandante do Colégio da Policia Militar, tenente-coronel Asmenha Cruz Torquato.

Fotos: Leandro Freire (AscomAesp)

Agosto 2017