Governo do Ceará entrega 32 novas viaturas policiais no Cariri
Seg, 17 de Julho de 2017 18:12

Juazeiro do Norte, Crato, Caririaçu, Barbalha, Missão Velha e Jardim são os municípios da Região do Cariri contemplados nesse sábado (15) com a entrega de 32 viaturas feita pelo  governador Camilo Santana. A solenidade aconteceu na praça Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte, com a presença de milhares de pessoas.

"A Segurança Pública é sempre um desafio, mas não vamos medir esforços para banir a criminalidade do Ceará. Em outubro próximo, mais policiais que estão em treinamento na Academia irão reforçar o policiamento em  todo o Estado. Além disso, até o final do ano vamos entregar mais 600 viaturas para Perícia Forense, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual. Outras 350 motos para o Interior e dois helicópteros que estão sendo licitados para a Ciopaer", disse o governador durante a entrega das viaturas.
Todas as 32 viaturas entregues nesse sábado no Cariri são modernas e equipadas com computador e sistemas integrados com a Ciops com intuito de dar mais agilidade ao atendimento da ocorrência policial. Juazeiro do Norte recebeu a maior quantidade de veículos, 15 ao todo. O Crato ficou com sete, Barbalha, cinco; Missão Velha, três; Caririaçu e Jardim, com uma cada.

Em sua fala, o governador Camilo Santana disse ainda que  o investimento foi superior a R$ 2,5 milhões. Os novos veículos quase dobram a quantidade de viaturas operando atualmente na RMC, que é de 36 - aumento de 88% na frota.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, agradeceu ao governador em nomes dos colegas da região. "É com emoção que vemos um estado trabalhando, buscando dar proteção ao cidadão. Com a chegada dessas viaturas, nós do Cariri, a exemplo do Estado, nos sentimos na obrigação de zelar cada vez por essa população. Então, muito obrigado governador!", afirmou.

A entrega contou ainda com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, do comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana, dos prefeitos Zé Aílton Brasil (Crato), Edmilson Leite (Caririaçu) e Diego Feitosa (Missão Velha), além de vereadores e autoridades de vários municípios da região.

Na última segunda-feira (10), o Governo do Ceará entregou 329 viaturas para a PM, Polícia Civil e Perícia Forense. O investimento do Estado foi de R$ 28.011.079,96 em veículos e equipamentos. Os veículos Duster possuem smartphones e computadores de bordo (TMD), para registro de ocorrências e ligação direta com a Ciops.

Visitas às Forças de Segurança

O secretário da SSPDS, André Costa, visitou as sedes das Polícias Civil e Militar, da Perícia Forense e também da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da cidade de Juazeiro do Norte. Além de ter um contato mais próximo dos profissionais de segurança, o gestor da pasta ouviu as demandas, bem como as sugestões de melhorias a serem empregadas em cada vinculada.

Durante a reunião com policiais militares lotados nos Batalhões de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e de Policia do Meio Ambiente (BPMA) , realizada na sede do 2° Batalhão da Polícia Militar, André Costa apresentou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Biopsicossocial da SSPDS, que tem entre outras propostas, a melhoria dos serviços já ofertados pelas forças de segurança do Estado aos seus servidores. Participaram, ainda, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; e o comandante do Comando de Polícia Especializada (CPE), coronel Aginaldo Oliveira e coordenadora do Centro de Atenção Biopsicossocial, Rebeca Rangel.

Em seguida, o gestor conheceu a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde conversou com a equipe de delegados, escrivães e inspetores que realizam o trabalho da Polícia Judiciária da região. André Costa aproveitou para citar a aquisição de 124 novos fuzis, que serão destinados unicamente a Polícia Civil. “Eu trabalho por vocês, para que, consequentemente, possamos trabalhar juntos pela população cearense”, frisou o secretário, que em seu discurso, sempre ressalta a importância de manter essa proximidade com todos os profissionais de segurança. As duas últimas visitas foram às sedes da Pefoce e da Ciops, onde André Costa conheceu a estrutura e o funcionamento de cada local, como também pôde conversar com o efetivo empregado em cada órgão.

Fotos: Aline Freires / SSPDS