Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Centro de Equoterapia da PMCE comemora 22 anos no tratamento de crianças com necessidades especiais
Ter, 20 de Junho de 2017 18:55


“Há 22 anos transformando vidas”. Este é o lema do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), que comemorou, na última semana, mais de duas décadas auxiliando no tratamento de crianças com necessidades especiais. Desde 1995, a iniciativa já atendeu mais de 200 pessoas. E graças ao aumento de duas equipes de mediação, e também das sessões, que se tornaram diárias, o projeto saltou, em poucos meses, o número de nove para 45 pessoas atendidas atualmente pelo Centro. Para o coordenador do projeto, tenente Rommel Arrais, “não há nada melhor do que o agradecimento no olhar e no sorriso das crianças atendidas e também de seus familiares”, disse.

A Equoterapia é um método terapêutico, que utiliza o cavalo como agente promotor, no campo biopsicossocial e dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, no tocante ao tratamento de pessoas com necessidades especiais. Utilizando-se desta modalidade, o Centro de Equoterapia da PMCE atende crianças portadoras de lesões neuromotoras e deficiências motoras, sensoriais, ortopédicas e cognitivas.



O tratamento, que é feito na Cavalaria da PMCE, no bairro Cambeba, dura no mínimo dois anos e pode variar de acordo com o diagnóstico. Lá, as crianças atendidas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como fisioterapeuta, psicólogo, educador físico e assistente social, entre outros. Enquanto o paciente segue a cavalo, os policiais fazem a guia do animal e a segurança lateral. O objetivo é melhorar a coordenação motora e estimular os movimentos. “Além dos benefícios proporcionados as pessoas atendidas, que são notórios, existe um sentimento gratificante em razão de integrarmos um projeto de tamanha magnitude”, ressaltou o tenente Rommel.

Para ter acesso ao benefício, basta fazer uma pré-inscrição no próprio local. Quando surge uma vaga, a pessoa é chamada e submetida a uma avaliação médica a fim de saber se ela está apta ao tratamento. Em seguida, um trabalho de aproximação é feito entre a criança e o animal.



Serviço
O Centro de Equoterapia da Polícia Militar desenvolve um trabalho de terapia para crianças com deficiência utilizando cavalos. O espaço fica na sede da Cavalaria da Polícia Militar, situada na Avenida Washington Soares, 7250, Cambeba. O telefone para contato é (85) 3101-3581.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2