Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Comandante Geral da PM é condecorado em evento no Colégio Militar de Fortaleza
Sex, 02 de Junho de 2017 22:07

 

Em meio ao ato comemorativo de 98 anos de existência do Colégio Militar de Fortaleza - CMF, o Coronel Comandante Geral da PMCE, Ronaldo Mota Viana, foi condecorado na noite desta sexta-feira (02) com a Medalha General Eudoro Corrêa (MGEC), diante de uma plateia formada de Oficiais do Exército, alunos e ex-Alunos, e seus respectivos familiares. A honraria é concedida pelo Comandante do atual Colégio Militar de Fortaleza, que outrora, foi a casa de Eudoro Corrêa.

 

O Coronel Comandante Geral, Ronaldo Viana destaca a importância desse reconhecimento ao trabalho realizado pela da tropa: “Essa medalha é gratificante, pelo reconhecimento do trabalho da Polícia Milita no Ceará, não apenas pelo meu trabalho, mas por toda uma instituição a qual eu comando hoje, porém eu costumo dizer que eu comando junto com minha tropa, do oficial mais antigo ao soldado mais moderno”.

 

Com direito a desfile cívico-militar, contando ainda com estrutura de banda de música que entoou diversos dobrados, o ato solene se pautou na concessão de medalhas. Dentre os agraciados estavam o Coronel Comandante Geral da PMCE, Ronaldo Viana, o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Heraldo Maia Pacheco, o Chefe da Casa Militar da PM, Coronel PM Túlio Studart, dentre diversas personalidades. A solenidade contou com a ilustre presença do Prefeito de Fortaleza e ex-aluno do Colégio Militar, Roberto Cláudio.

 


 

 

Sobre a Medalha

 

A Medalha  General Eudoro Corrêa é alusiva ao nome de identidade do colégio, a comenda destinada a agraciar os militares das Forças Armadas, os civis nacionais, os militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares e as organizações militares e instituições civis nacionais que tenham contribuído para a difusão e prestação de relevantes serviços quer sejam culturais educacionais e sociais para a história do Colégio Militar de Fortaleza.


Sobre Eudoro Corrêa

 

Eudoro Corrêa - Filho de Manoel Corrêa Da Silva Netto e de Emerenciana Oliveira Corrêa Da Silvera, nasceu em 23 de dezembro de 1869, Rio Grande do Sul. Em 28 de fevereiro de 1887, assentou praça no 13º Batalhão de Infantaria e a 1º de março do mesmo ano foi matriculado na Escola Militar da Província do Rio Grande do Sul. Na referida Escola, concluiu o curso das três armas a 31 de outubro de 1898. Eudoro chegou a estudar na antiga Escola Militar do Ceará, antes de se formar 2º Tenente.

 

Em sua trajetória como Oficial, chegando ao posto de Tenente Coronel, em 1º de agosto de 1923, foi nomeado para comandar o Colégio Militar, sua atuação como Diretor da Instituição foi marcante, não só pela grande quantidade de melhorias que promoveu ao prédio, mas também nas marcas que seu exemplo e sua orientação deixaram na memória de centenas de jovens que passaram pelo Colégio e que depois atuariam na vida pública cearense e brasileira. Por mais de treze anos comandou o Colégio Militar do Ceará que por seu exemplo de comandante e educador.

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2