Alunos do projeto Lutando pela paz recebem certificados
Ter, 30 de Maio de 2017 15:17

A Polícia Militar do Estado do Ceará, por intermédio da 2ªCia /8ºBPM, realizou a entrega de certificados para os alunos do Projeto Lutando pela paz. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (30), contemplando os alunos que foram aprovados no exame de graduação do Karatê. No último sábado (20), os novos atletas da Uniseg I participaram do ritual de troca de faixas, de branca para amarela, graças às aulas de conhecimentos básicos de coordenação motora e princípios de chute e soco, defesa e ataque.

O projeto comunitário de caratê da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Lutando pela Paz, ajuda a levar esporte e qualidade de vida para crianças e adolescentes do Vicente Pinzon, um dos bairros da Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I). Como parte das ações do Pacto pelo Ceará Pacífico, do Governo do Ceará, o projeto ajuda a fortalecer a relação da comunidade com o trabalho policial, além de transformar a vida de quem sonha ser um atleta profissional.

Cerca de 80 alunos, com idades entre cinco e 17 anos, treinam duas vezes por semana no auditório da Uniseg, que é adaptado para receber as aulas. Os treinamentos são conduzidos pelo professor faixa preta terceiro dan, Antônio das Chagas Silva, o sargento PM C Silva; com auxílio do cabo Iranildo Apolinário, ambos da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária. Sob a supervisão do capitão Messias Mendes, comandante da Uniseg I e responsável por levar o projeto à comunidade, crianças de bairros vizinhos, como o Serviluz, também participam das aulas.

O projeto conta com a colaboração voluntária dos policiais, que se dividem em dois turnos para atender os atletas. Os uniformes foram doados, assim como os tatames utilizados no solo, que garantem a segurança e a proteção dos alunos na prática da arte marcial. O espaço também oferece aulas gratuitas de capoeira para comunidade e de jiu-jítsu para os policiais militares.

Através desse projeto social, a Polícia Militar do Ceará cumpre a sua missão de transmitir valores, expandir horizontes e praticar cidadania tendo o esporte como ferramenta eficiente e primordial.

Histórico

O Projeto Lutando pela Paz nasceu em 2010 e continua acontecendo, no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), com o objetivo de levar para crianças e adolescentes daquela comunidade a oportunidade de praticarem uma atividade esportiva e poderem ocupar o seu tempo ocioso. A iniciativa já atendeu outras comunidades como o Conjunto São Miguel, em Messejana, e a Comunidade do Gueto, na Barra do Ceará.