Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Semana da Segurança do Ceará é encerrada com comemoração do aniversário da Polícia Militar
Qui, 25 de Maio de 2017 18:24
Durante o evento, 244 pessoas foram agraciadas com as medalhas Grande Mérito, Mérito Militar e José Martiniano de Alencar

Encerrando a programação especial da Semana da Segurança Pública do Ceará, o aniversário de 182 anos da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foi comemorado, nesta quarta-feira (24), em uma solenidade Cívico Militar realizada no Quartel do Comando Geral (QCG). Ao som dos acordes tocados pela banda da “Gloriosa” - como a PMCE é denominada por seus praças, oficiais e comandantes - medalhas foram entregues a 244 homenageados. Além das condecorações, apresentações da tropa e desfiles dos militares com cães policiais marcaram o evento.



Durante a solenidade, foram entregues 12 medalhas Grande Mérito, que é a mais elevada condecoração da Polícia Militar do Ceará. Entre os agraciados está o secretario da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa. A comenda é destinado a autoridades, policiais civis e a militares que estejam na reserva. Outras 50 pessoas foram contempladas com a medalha do Mérito Militar, para distinguir pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais civis ou militares que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à Corporação em qualquer campo de atividade. Além disso, 182 medalhas José Martiniano de Alencar premiaram aqueles que tenham prestado serviços à Polícia Militar do Ceará e à causa da segurança pública.

Durante o seu discurso, André Costa destacou a importância da valorização dos agentes de segurança e do tratamento humanizado. “Que vocês sintam o valor que vocês têm para mim, como secretário, para o seu comandante, Viana, e o subcomandante, Adriano (...). O primeiro passo, então, é ouvir. Não à toa que eu vou em delegacias, não à toa que eu vou em quartéis dos Bombeiros, da Polícia Militar (...) para muito mais ouvir do que falar. Através dessas conversas que nós estamos conseguindo construir conquistas para vocês aqui, para os nossos policiais militares”, declarou.

Como exemplo de demandas atendidas, o gestor citou a criação de uma delegacia específica para a investigação de crimes de homicídios e latrocínios consumados e/ou tentados contra servidores de carreira das Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE), Perícia Forense (Pefoce) e do Sistema Penitenciário do Ceará. Ele também aconselhou a todos os militares a trabalhar mais próximo dos policiais civis, bombeiros militares e peritos, reforçando a importância da integração das forças de segurança, além de elencar outras melhorias para servidoras gestantes e lactantes, por exemplo. “O meu trabalho principal é cuidar de vocês e assim permitir que vocês cuidem da população, do povo cearense (...). Cada dia que passa tenho mais orgulho de estar como secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará e o maior motivo de orgulho que eu tenho é de estar trabalhando ao lado de vocês. Não distante, não acima, não longe, mas junto, ao lado e com vocês”, concluiu, com agradecimentos e parabenizando a todos.

Histórico

Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. A partir do dia 04 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro Comandante foi o Tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.

Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas Unidades e Subunidades Operacionais distribuídas de forma estratégica. Os mais de 17 mil homens e mulheres do efetivo atuam por todos os municípios cearenses para servir e proteger aos conterrâneos e visitantes do Ceará.

Semana da Segurança do Ceará

A comemoração do aniversário da PMCE também encerrou a Semana da Segurança do Ceará que, durante nove dias, seguiu um roteiro de atividades em alusão ao aniversário de 20 anos da SSPDS e as datas comemorativas da Polícia Civil do Estado do Ceará (209 anos), da Polícia Militar do Estado do Ceará (182 anos) e da Academia Estadual de Segurança Pública (seis anos). As vinculadas Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e Perícia Forense do Estado do Ceará reforçaram as ações da Semana, que começou no último dia 16 e é finalizada hoje, 24 de maio. Durante o período, cearenses e turistas foram convidados a conhecer de perto os equipamentos utilizados pelos profissionais da segurança pública, como uniformes, materiais, veículos policiais como viaturas, motos, aeronave, a Delegacia Móvel e caminhões, expostos nos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, além de acompanhar uma palestra feita pelo gestor da SSPDS, em um dos empreendidos comerciais, entre outras atrações. As festividades deram início com a cerimônia de hasteamento simultâneo das bandeiras oficiais do Brasil e do Ceará, na sede da SSPDS, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Superintendência da Polícia Civil, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, na sede da Aesp e da Perícia Pefoce.

Ao longo desses dias, três alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza; Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte; e do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza; e um bombeiro lotado em Juazeiro do Norte concorreram e ganharam os concursos de redação e fotografia promovidos pela pasta, em alusão ao seu aniversário.

Outras dezenas de profissionais que atuam nas esferas das forças da Segurança Pública foram homenageados nas solenidades de 20 anos da SSPDS; Polícia Civil, por seus 209 anos; e da Aesp, pelos seis anos de criação. O público cearense também contemplou apresentações musicais feitas pelas bandas da PMCE e do CBMCE, que alegraram o percurso dos usuários do transporte coletivo. Quem passou pelos terminais do Lagoa, Conjunto Ceará, Siqueira, Parangaba, Papicu e Antônio Bezerra, entre os dias 16 e 23, com exceção do sábado e do domingo, foi agraciado com os acordes entoados pelos militares. Além disso, 600 rosas foram distribuídas às mulheres nesses locais, em alusão ao Dia das mães. Profissionais atuantes na SSPDS também realizaram apresentações culturais na Avenida Beira Mar.



Ainda dentro das comemorações, os agentes de segurança participaram de práticas esportivas, como os campeonatos de tiro, de futebol e o passeio ciclístico, que foi aberto ao público em uma oportunidade de exercitar o corpo e a mente, além de  aproximar os profissionais de segurança da população. Para participar da pedalada, cada inscrito entregou uma lata ou dois pacotes de leite, que serão doados a instituições beneficentes.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2