Polícia Civil realiza solenidade de entrega de medalhas em alusão ao aniversário de 209 anos
Seg, 22 de Maio de 2017 18:49

Os 209 anos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foram celebrados em solenidade realizada, nesta segunda-feira (22), na sede Superintendência da Polícia Civil. O evento comemorou o Dia da Polícia Civil do Estado do Ceará, festejado a cada 21 de abril, e contou com a presença de cerca de 200 servidores da instituição, como delegados, escrivães e inspetores, além de autoridades da Segurança Pública e do Governo cearense, como o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.

Durante a cerimônia, a vice-governadora Izolda Cela foi agraciada com a Medalha do Mérito Policial Civil. Também foram condecorados o secretário da Segurança, André Costa; o comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Coronel Ronaldo Mota Viana; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Heraldo Maia Pacheco; o perito Geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Antonio Macêdo Lima; os delegados Raimundo de Sousa Andrade Junior e Rena Gomes Moura, o escrivão Alessandro Bastos Damasceno e o inspetor Blachard Pereira Passos. “Dentro daquilo que o Governo puder e dentro da minha condição, estarei em busca de apoiar as instituições das forcas de segurança”, enfatizou Izolda Cela – uma das homenageadas. A vice-governadora parabenizou a todos e desejou força diante de todos os desafios inerentes à Polícia Civil do Ceará.

“Eu tenho feito um trabalho constante no intuito de permitir que a sociedade compreenda a importância da polícia judiciária”, destacou o gestor da SSPDS, que também parabenizou o trabalho da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que esteve à frente de muitas operações que culminaram em grandes apreensões. "As ações da especializada são fundamentais, uma vez que percebemos que boa parte dos CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) estão ligados aos crimes de tráfico de drogas". Ainda em sua fala, André Costa salientou a importância da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) frente às investigações de grupos criminosos. Ele também ressaltou como é fundamental o trabalho desenvolvido de forma integrada entre a especializada e a Coordenadoria de Inteligência da SSDPS.

Durante a solenidade, o secretário também enfatizou a integração existente não só entre as vinculadas da SSPDS, mas também com forças e instituições amigas no intuito de ofertar um melhor serviço à população cearense. Como exemplo, ele citou o trabalho em conjunto com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), no combate à poluição sonora e à perturbação do sossego alheio, e a utilização de câmeras de monitoramento do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passarão a funcionar de forma integrada a SSPDS e esses órgãos.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, datas como essa são importantes de ser celebradas para agradecer o trabalho e o empenho dos profissionais dedicados ao serviço policial. “A gente pretende aprimorar cada vez mais eventos como este para sempre dizer muito obrigado aos nossos policiais”, concluiu.

Medalha do Mérito Policial Civil

É a condecoração de maior relevância da Polícia Civil do Estado do Ceará. Comenda através da qual o Governador do Estado, por intermédio do secretário da Segurança Pública, distingue policiais civis ou personalidades eminentes que tenham participado com valiosa cooperação para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas na área da segurança pública e que tenham contribuído para o engrandecimento e desenvolvimento da instituição policial civil, conforme disposições contidas na Lei nº 12.124 de 06 de julho de 1993.