Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Governador Camilo Santana anuncia ampliação do BPRaio no Estado
Qua, 10 de Maio de 2017 18:18


O Governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança, André Costa, anunciou em coletiva de imprensa na sede da SSPDS, nesta quarta-feira (10), a implantação da base do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), da Polícia Militar, em mais 28 municípios do Estado até o ano de 2018. O foco agora, após a instalação em todas as macrorregiões do Estado, são os municípios com mais de 50 mil habitantes. Atualmente, a força policial especializada está sediada em dez cidades cearenses. A décima sede será inaugurada, neste sábado (13), em Canindé. Além disso, em Fortaleza, o número de equipes será duplicado até o fim do próximo ano, passando de 38 para 76, contando, no final da implantação, com 717 policiais militares, 510 motos e 12 viaturas.

Já na Região Metropolitana, até o término de 2018, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Eusébio, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Cascavel e Aquiraz receberão o Batalhão especializado. Serão direcionados 424 profissionais de segurança em 46 composições, que realizarão o patrulhamento ostensivo com 180 motocicletas e 11 viaturas. No Interior, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús e Tauá já possuem a base, com um efetivo de 500 policiais militares divididos em 60 equipes, 252 motocicletas e 16 viaturas.

Aracati, Morada Nova, Crato, Acaraú, Itapajé, Boa Viagem, São Benedito, Quixeramobim, Icó, Camocim, Barbalha, Trairi, Limoeiro do Norte, Acopiara, Viçosa do Ceará, Granja, Baturité, Tianguá e Beberibe também serão contemplados com o policiamento especializado. No fim de 2018, o BPRaio atenderá todos os municípios onde estão sediados, e também as cidades circunvizinhas, com um total de 1.171 policiais militares, 540 motos e 35 viaturas.

Segundo Camilo Santana, a ampliação do policiamento é fundamental para o combate à criminalidade em território cearense. Este investimento, destaca o chefe do Executivo, caminha junto ao desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, a exemplo das últimas promoções de policiais e bombeiros militares, posse de novos policiais civis, Delegacias com Atendimento 24 horas, dentre outros avanços estruturais.  

"Onde o Governo do Ceará implantou o Raio nós tivemos resultados muito positivos de redução da violência, temos pesquisas em relação a isso. Decidimos, então, ampliar o Raio. Todas as cidades acima de 50 mil habitantes terão um batalhão específico. Todos os municípios da Região Metropolitana terão. E a meta em Fortaleza é dobrar, dividindo a cidade em territórios menores com a presença mais forte da polícia", detalhou o governador.

O secretário da Segurança e Defesa Social, André Costa, ressaltou que hoje as Forças de Segurança do Estado atuam em regiões antes nunca exploradas em Fortaleza e em outros municípios do Ceará. Essa presença mais intensa das polícias na área de mais ações da criminalidade, destaca o titular da SSPDS, também causa reações que contribuem para a variação nos índices apresentados. "A gente vai continuar ampliando o trabalho. Não podemos permitir que os territórios fiquem nas mãos do crime organizado. Estamos fazendo esse enfrentamento e impedindo a ação e, claro, isso gera uma reação, efeitos colaterais. Mas a gente vai sempre trabalhar para melhorar e diminuir o impacto desses índices", disse Costa.

A iniciativa visa o combate as ações criminosas em todo o Estado e, consequentemente, a redução dos índices criminais, que também foram apresentados nesta manhã, por Camilo Santana e André Costa.  No mês de abril, o Ceará registrou uma redução de 7,3% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e 9,5% no número de Furtos, em comparação ao mesmo período em 2016. Em Fortaleza, esta redução foi de 8,1% no CVP, e 17,3% nas ocorrências de Furtos. Já os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), o Estado registrou um aumento de 37,6%, e a Capital, 86,7%, também em comparação a abril do ano passado.   

Continuidade nas ações

Ao longo do evento da Segurança Pública, Camilo Santana ressaltou a necessidade de se continuar ampliando as ações e fortalecendo as equipes para combater a violência em todo o Estado. O governador garantiu que, hoje, a variação dos CVLIs é preocupação central no debate junto à equipe da SSPDS e de todos os órgãos vinculados.

"Vamos trabalhar para identificar mais precisamente o que está ocorrendo, principalmente neste mês de abril, que foi um mês muito atípico em relação ao que vinha acontecendo no Ceará. Estou incomodado com essa situação, tanto que tenho determinado aqui a presença mais forte da polícia. O secretário tem fortalecido as operações no Estado, principalmente em Fortaleza, na ocupação de áreas em que antes a polícia não entrava. Procuro dar todo o apoio necessário, na contratação de mais pessoal, de mais equipamento, de mais estrutura e recursos", afirmou.

O chefe do Executivo também destacou a necessidade de mais investimentos do Governo Federal em políticas nacionais para Segurança Pública. Para ele, apenas com uma estrutura conjunta com trabalho intenso da Forças de Segurança e o cumprimento mais efetivo do papel da Justiça, é possível evoluir no combate à criminalidade. "Não basta só a presença da polícia na rua. É preciso também investigação, colocar os mandantes dos crimes na cadeia, assim como o julgamento deles, para que não haja impunidade. É essa reorganização que precisa ser feita", concluiu.

Implantação do Raio em Canindé

Neste sábado (13), Canindé e todos os municípios que compõe a Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) receberão a base do BPRaio como reforço do policiamento ostensivo. A implantação completa o processo de interiorização dos Batalhões de Polícia especializada nas macrorregiões do Estado, que é um compromisso de governo idealizado pelo governador Camilo Santana. Além do município sede, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Baturité, Palmácia, Pacoti, Redenção, Acarape, Barreira, Aracoiaba, Ocara, Baturité, Itapiúna,  Capistrano, Aratuba, Mulungu e Guaramiranga também serão contemplados.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2