Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Comando do Batalhão Raio ministra palestra para a PM do Pará
Seg, 08 de Maio de 2017 16:30

O Comandante do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas - BpRaio, Tenente Coronel Marcio, diante de uma plateia de policiais no estado do Pará, ministrou entre os dias 05 e 06 de maio uma palestra com a finalidade de expor as ações de sucesso do batalhão cearense e sua logística operacional, o encontro foi a convite daquela instituição.

Direcionada aos policiais da companhia da PM do Pará, a Ronda Ostensiva Tático Motorizado – Rotam, o oficial da Policia Militar do Ceará destacou o BpRaio como o maior batalhão composto por motociclistas policiais do Brasil.

A Dinâmica do batalhão, a logística do motopatrulhamento e sua atuação, foram alguns dos assuntos tratados no encontro que apresentou o elogiado modelo conhecido como “Raio” que opera na capital e no interior do Ceará. A Expressão do BpRaio no contexto da segurança pública do nosso estado e sua experiência, onde segue uma doutrina contribuindo desde o Estágio inicial de implantação de motocicletas aos dias de hoje.

Esse reconhecimento por outra força policial revela a seriedade dessa modalidade de patrulha, com sua importância frente à realidade no combate a criminalidade, criando mecanismos de acesso em regiões onde os carros utilizados como viaturas não conseguem chegar. O tenente coronel Marcio ressalta que “a moto naturalmente chega aonde o carro de polícia não chega, ainda é favorecido nas grandes cidades ou no interior, pela sua dinâmica em fugir de congestionamentos, fechando o cerco contra os marginais”.

Rotam/ PM do Pará

A partir de 02 de Fevereiro de 2007, o Batalhão de Polícia Tática - BPOT foi estruturado em duas companhias de policiamento especial, a companhia ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Motorizado) e a companhia ROCAM (Ronda Ostensiva Tático com Apoio de Motocicleta), ambas com a missão de atuar no segundo esforço de policiamento, fornecendo apoio ao policiamento ordinário.

BpRaio

Iniciou as atividades em março de 2004, a unidade começou sendo composta por apenas oito policiais e quatro motocicletas. Gradualmente, com base na eficiência do trabalho, o Raio foi progredindo.

Depois se transformou em uma companhia provisória. Até que em 2012, o Raio virou um batalhão, e seu efetivo passou a ser ampliado com atuação na capital e interior do estado do Ceará.

 

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2