Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Operação Passageiro Seguro é intensificada na Grande Fortaleza
Qui, 23 de Março de 2017 21:15


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) realizou, nessa quarta-feira (23), em bairros do grande Jangurussu, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), em Fortaleza, mais uma edição da Operação Passageiro Seguro, dando continuidade às ações de combate à criminalidade.

O secretário da SSPDS, André Costa, comandou as ações ostensivas, compostas por blitze e abordagens em regime de saturação percorrendo diversos pontos do bairro. Receberam as ações policiais locais como o entorno do Cuca São Cristovão, vias de acesso como a rua Val Paraíso, indo até a praça do Conjunto Palmeiras, local onde foi realizada uma blitz com abordagem a veículos que transitavam naquele trecho. A ação seguiu com saturações nas ruas do conjunto José Walter, onde uma motocicleta foi apreendida por irregularidades na documentação.  

A execução dos trabalhos iniciou por volta das 17 horas e prosseguiu até às 23 horas, contando com a integração das vinculadas da SSPDS – Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Pericia Forense (Pefoce) e Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE) e seus respectivos comandantes e efetivo operacional. As ações visam o reforço na sensação de segurança, com a presença efetiva e ostensiva das forças que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. A operação continua diariamente sem prazo para terminar.



Entenda a Operação:

A operação nasceu após análises, feitas nos últimos meses do ano passado, das estatísticas relacionadas aos crimes cometidos em coletivos. Com base nesse diagnóstico, foi possível o planejamento de novas ações de combate ao crime de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) nos transportes públicos. Por meio destes levantamentos, estratégias diferentes começam a ser implementadas visando intensificar e qualificar as abordagens. O trabalho que vinha sendo realizado nos transportes públicos de Fortaleza e Região Metropolitana, desde fevereiro de 2014, quando teve início a operação Coletivo Seguro, foi remodelado e passou a se chamar Passageiro Seguro, que tem como um dos focos aproximar ainda mais os profissionais de segurança dos usuários de ônibus, vans e táxis.

Dentro do planejamento da “Passageiro Seguro”, destaca-se o direcionamento de forças de segurança especializadas, como é o caso do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que também atuam no trabalho de abordagens aos transportes públicos. O fortalecimento da integração dos órgãos vinculados da SSPDS é uma das novidades da iniciativa.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2