SSPDS alcança aprovação ambiental para construção de nova sede do BPChoque
Qua, 22 de Março de 2017 18:52

Com 18 votos a favor e um contra, uma comissão formada por representantes de órgãos municipais, estaduais e federais deu a aprovação ambiental para a construção da nova sede do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A proposta é que a estrutura seja feita na região da Praia do Futuro e, nesta tarde (22), foi discutida a licença ambiental para a implantação. A reunião foi realizada na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da Prefeitura de Fortaleza e contou com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e do adjunto da pasta, Alexandre Ávila, juntamente com o comandante do Comando de Polícia Especializada (CPE) da PMCE, coronel Aginaldo de Oliveira.

Também participou do encontro a secretária da Seuma, Águeda Muniz, e representantes de órgãos como a Câmara Municipal de Fortaleza, as Secretarias de Finanças e de Desenvolvimento Econômico do Município, Procuradoria Geral do Município, Instituto de Planejamento de Fortaleza (Ipanfor), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon), entre outros.

Durante o evento, o secretário André Costa falou da atuação da Polícia nas Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), como o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) e o Ronda Escolar. Seu adjunto, Alexandre Ávila, pontuo a importância da parceria público/privada e o comandante do CPE, coronel Aginaldo, ressaltou as ações desenvolvidas pelos policiais no sentido de coibir atos criminosos. Como exemplo, ele destacou a Operação Ocupação Marco Zero, realizada entre os dias 04 e 10 deste mês pela SSPDS e suas vinculadas, juntamente com outros órgãos parceiros. A ofensiva se desenvolveu em bairros situados nas Áreas Integradas de Segurança 1 e 7 (AIS 1 e 7), tendo a Barra do Ceará como sede. Também foi frisado durante a reunião o fato de não ocorrer casos de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPS), que são os roubos, e homicídios na região da operação desde o início dos trabalhos policiais.

De acordo com Aginaldo de Oliveira, a mudança da sede do BPChoque é necessária tendo em vista que o prédio atual, já antigo, não comporta mais o efetivo e as viaturas empregadas no Batalhão. A aprovação ambiental da implantação foi realizada após discussão e votação, com 18 votos favoráveis, um contra e uma abstenção. Agora, a implantação aguarda algumas tramitações jurídicas.