Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
BPMA apreende três armas de fogo e resgata animais silvestres em operação na AIS 18
Seg, 20 de Março de 2017 18:47


Dando continuidade à operação realizada pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), no Interior do Estado, iniciada na última quinta-feira (16), três armas de fogo foram apreendidas e uma arara e um tatu resgatados. O armamento e os animais foram encontrados nas cidades de Quiterianópoles, Aiuaba e Parambu – situadas na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado e na divisa do Ceará com o Piauí. Os trabalhos efetuados nesses municípios se desenvolveram neste final de semana, de sexta (17) a domingo (19).

A Polícia localizou a arara, da espécie Vermelha, uma arma de fogo e munições em Quiterianópoles. A ave, da fauna silvestre brasileira, vivia em cativeiro e foi resgatada após os militares receberem denúncias anônimas sobre sua localização. Em uma casa ainda na cidade, a ofensiva culminou nas apreensões de uma espingarda calibre 16, cartuchos e recipientes com pólvora e espoleta, além de outros nove pássaros silvestres. Ao avistar a composição policial, o proprietário do segundo imóvel e do material empreendeu fuga. As apreensões e a companheira do suspeito foram encaminhadas à Delegacia Regional de Tauá, onde um Boletim de Ocorrência (BO), pelas apreensões, e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base na Lei dos Crimes Ambientais, contra a mulher, foram registrados.

Seguindo em diligências pelo município de Parambu, os militares resgataram um tatu que havia sido capturado por caçadores oriundos do Estado do Piauí. O animal foi encontrado na estrada Barra Confiança. Um dos suspeitos da caça do bicho fugiu ao perceber os policiais e abandonou uma bolsa contendo um rifle cal. 32 e munições. Já em uma casa que fica no Sítio Santa Floresta, zona rural de Aiuaba, os agentes de segurança encontraram outra espingarda, cal. 28, e mais munições.

Os respectivos proprietários dos materiais e das residências vistoriadas pelos militares não foram localizados. Todos os objetos foram encaminhados à Delegacia Regional de Tauá, onde Boletins de Ocorrência foram registrados pelas apreensões. Os militares soltaram o tatu na reserva ecológica de Aiuaba e a arara será levada à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Iguatu.

Operação BPMA

Com estas apreensões, já somam nove o número de armas apreendidas pelo BPMA na operação realizada na AIS 18. O trabalho foi iniciado no na última quinta-feira (16), segue até amanhã (21) e também resultou no resgate de um veado da espécie Catingueiro.

As ações desenvolvidas pelo BPMA objetivam inibir a prática de crimes ambientais, bem como resgatar animais silvestres que estejam em cativeiro e capturar as pessoas responsáveis por tais atos delituosos. Caso a população tenha informações sobre casos desta natureza, denúncias podem ser feitas para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pelo número 190, ou para o Batalhão que fica na cidade de Juazeiro do Norte, pelo número (088) 3102-1126. O sigilo é garantido.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2