Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Cães policiais protagonizam apresentações no Colégio da PMCE
Qua, 15 de Março de 2017 18:10


Os alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza, tiveram a oportunidade de assistir a várias demonstrações de abordagens ostensivas, com um diferencial: em quatro patas. Três cães policiais altamente treinados protagonizaram apresentações na quadra da escola e conseguiram mais do que a atenção da garotada. Cigana, Bronco e Bradok, atuantes na Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), encantaram a platéia e arrancaram muitos aplausos.

As apresentações foram realizadas, durante a manhã e a tarde de ontem (14), para estudantes do ensino infantil e médio e fazem parte da programação alusiva ao aniversário do CPMGEF, que já completa 20 anos. A cadela Cigana, da raça Pastor Belga de Malinoá, e os cães Bronco e Bradok, respectivamente das raças Pastor Cinza e Rottweiller, são três dos 45 cães policiais atuante nos quadros da PMCE. Em cerca de 40 minutos, eles simularam ações como faro de entorpecentes, adestramento e encenaram um “Show Dog”.



A composição canina estava acompanhada de cinco policiais militares lotados no CPCães, responsáveis pelos treinamentos dos animais. De acordo com o sargento Iramilton Ferreira, treinador da Cigana, essa interação com o público estudantil objetiva expor o trabalho desenvolvido com os cães, direcionado em várias ramificações. “Para cada tipo de ação policial, existe um treinamento específico para um determinado cão”, explica o militar, que comandou a equipe que visitou o CPMGEF.

O adestramento é segmentado para atividades de patrulhamento, busca e captura de suspeitos, faro de entorpecentes, faro de explosivos, patrulhamento e Controle de Distúrbios Civis (CDC) – no policiamento em estádios de futebol em dias de jogo, por exemplo – entre outros. O “Show Dog” é uma demonstração de comandos dados pelo adestrador, como o de levantar, sentar, andar junto, rolar e fingir machucado. “As crianças adoram, mas os adultos também ficam encantados”, comemora o sargento, ao explicar que esse trabalho também é desenvolvido em universidades.



No final, além de aplausos e fotos, Bradok ganhou o carinho do público. A comemoração de aniversário da escola continua até sexta (17), com uma programação cheia de atividades culturais, esportivas e homenagens.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Junho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1