Operação Ocupação – Marco Zero realiza ação no Gueto e no mangue do Vila Velha
Qui, 09 de Março de 2017 19:41

Só nesta quinta-feira (09), dois homens foram presos em cumprimento a mandados de prisão e um adolescente foi flagrado com droga

Dando continuidade à Operação Ocupação – Marco Zero, as Forças de Segurança do Estado do Ceará seguem intensificando o trabalho policial nos bairros das Áreas Integradas de Segurança 1 e 7 (AIS 1 e 7). Nesta quinta-feira (09), o policiamento foi fortalecido na comunidade do Gueto, na Barra do Ceará, e no mangue que se estende pelo bairro Vila Velha, na divisa entre a Capital cearense e o município de Caucaia – na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As ações policiais de hoje se desenvolveram em áreas terrestres, fluviais e aéreas e já resultaram no cumprimento de dois mandados de prisão e na apreensão de um adolescente que portava mais de 40 trouxinhas maconha.

Os trabalhos são efetuados de forma integrada, por equipes das Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará (PCCE) e (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Embarcações do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e do Corpo de Bombeiros realizam patrulhas pelo Rio Ceará, que fica na divisa entre Fortaleza e Caucaia – no Vila Velha – e no mangue existente na região, também com a atuação do Regimento de Polícia Montada (RPMont). “Vamos manter o patrulhamento fluvial”, destaca o coronel Aginaldo de Oliveira, comandante do Batalhão de Policiamento Especializado (BPE) da PM. Ainda segundo ele, os militares fizeram incursões na região para inibir possíveis tentativas de criminosos de usarem o local como rota de fuga e de esconderijo para ilícitos. “Ocupamos os dois lados”, enfatiza.

Durante a operação, um homem foi flagrado com cocaína. Francisco Jeferson de Lima (22), que possuía um mandado de prisão em aberto por roubo, foi abordado por policiais militares na Rua Celina Silva, no bairro Quintino Cunha – vizinho ao Vila Velha e também na divisa com Caucaia. Após busca pessoal no suspeito, os agentes de segurança encontraram oito papelotes de cocaína com ele. O criminoso teve a prisão cumprida, foi conduzido ao 10º Distrito Policial e autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Mas os trabalhos das Forças de Segurança não param. Ainda nesta quinta, a ocupação policial também chegou à comunidade do Gueto e culminou na captura de outro homem com mandado de prisão em aberto, identificado como Jean Carlos de Araújo Silva (35), que responde por roubo, lesão corporal e violência doméstica. Também um adolescente de 16 anos foi flagrado com 44 trouxinhas de maconha.

Com o apoio do maquinário da Prefeitura de Fortaleza, foram removidas barricadas e outros obstáculos instalados dentro da comunidade para dificultar o acesso das viaturas e de outros serviços do Poder Público à região. A ofensiva também incluiu a retirada de entulhos ao longo dos becos. Funcionários da empresa de limpeza urbana limparam as vias e, ao todo, cerca de três toneladas de lixo foram retiradas da comunidade. Os serviços de limpeza seguem até amanhã (10).

A ação também contou com a atuação de Companhias do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), como o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), o Comando Tático Motorizado (Cotam) e Controle de Distúrbios Civis (CDC), além da Secretaria Regional I.

Marco Zero

A SSPDS e suas vinculadas, juntamente com outros órgãos parceiros – como Secretaria de Justiça e Cidadania, Hemoce, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito, iniciaram, no dia 04, a Operação Ocupação – Marco Zero. Serão desenvolvidas, até o dia 10 de março, ações sociais e também ostensivas, no intuito de promover a integração entre as Forças de Segurança e a comunidade, possibilitando a percepção de segurança pública como responsabilidade de todos. Estabelecendo, assim, uma relação de confiança entre os envolvidos, por meio dos fundamentos do policiamento comunitário e seguindo as diretrizes do Pacto por um Ceará Pacífico.

As atividades têm como sede a Praça de Santiago, no Marco Zero, na Barra do Ceará. No entanto, a iniciativa atua também nos bairros Cristo Redentor, Pirambu e Vila Velha, AIS 01; e no Parque Leblon, em Caucaia, AIS 07. Durante toda a Operação, serão oferecidos serviços de apoio e orientação na área de saúde, cuidados pessoais, psicológicos e sociais, com palestras sobre abordagens diversas. Na iniciativa, também serão realizadas aulas de surf, e apresentações de música e teatro para todos os públicos.