Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Operação Ocupação – Marco Zero desenvolve ações sociais e ostensivas em bairros de Fortaleza e Caucaia
Ter, 07 de Março de 2017 18:09


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, juntamente com outros órgãos parceiros – como Secretaria de Justiça e Cidadania, Hemoce, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Trânsito, iniciaram nesse sábado (04), a Operação Ocupação – Marco Zero. Estiveram presentes durante a abertura, o secretário da SSPDS, André Costa, e os demais gestores que compõe a cúpula da Segurança do Estado. Serão desenvolvidas, até o dia 10 de março, ações sociais e também ostensivas, no intuito de promover a integração entre as Forças de Segurança e a comunidade, possibilitando a percepção de segurança pública como responsabilidade de todos. Estabelecendo, assim, uma relação de confiança entre os envolvidos, por meio dos fundamentos do policiamento comunitário e seguindo as diretrizes do Pacto por um Ceará Pacífico.

As atividades tem como sede a Praça de Santiago, no Marco Zero, na Barra do Ceará. No entanto, a iniciativa atua também nos bairros Cristo Redentor, Pirambu e Vila Velha, na Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01); e no Parque Leblon, em Caucaia (AIS 07). Nesta segunda-feira (06), a população contou com os atendimentos referentes à emissão de documentos, como RG, CPF e Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS); além de emergências odontológicas, oferecidas gratuitamente para os moradores da região. No local foram montadas tendas ambientais e também ocorreram aulas de equitação - que é o esporte praticado com cavalos.

Durante toda a Operação, serão oferecidos serviços de apoio e orientação na área de saúde, cuidados pessoais, psicológicos e sociais, com palestras sobre abordagens diversas. Na iniciativa, também serão realizadas aulas de surf, e apresentações de música e teatro para todos os públicos.












Ações Ostensivas

Nesse domingo (05), patrulhamentos realizados por policiais militares resultaram nas capturas de duas pessoas envolvidas em crimes. As investidas, ocorridas nos bairros Pirambu e Barra do Ceará, resultaram na apreensão de uma arma de fogo e na recuperação de uma motocicleta com registro de roubo.

Um suspeito, identificado por Paulo Wesley Félix de Oliveira (18), foi preso em uma ação realizada por policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar, no bairro Pirambu, nesse domingo (05). A captura ocorreu após o suspeito, que estava portando uma pistola .45, tentar se evadir pulando os muros de uma residência ao perceber a aproximação da viatura. O infrator, que não possuía antecedentes criminais, foi encaminhado para o 7° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Também nesse domingo, os policiais militares apreenderam um adolescente de 14 anos, suspeito de envolvimento no tráfico de drogas em uma comunidade, na Barra do Ceará. A captura, que também foi realizada por policiais lotados no BPTur, se deu após uma denúncia anônima. O menor tentou empreender fuga, mas foi contido pela composição. Com ele, foram apreendidas 20 trouxinhas de maconha e valores em dinheiro.

O suspeito, que já responde a um ato infracional por furto, foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Ainda ontem, os agentes de segurança apreenderam uma motocicleta que estava com registro de roubo. Depois de receberem uma denúncia anônima, os agentes de segurança seguiram até a Rua São José, na Barra do Ceará, onde localizaram o veículo. Em seguida, a motocicleta foi conduzida para o 7° DP, onde as medidas pertinentes ao caso foram tomadas.



Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2