Encontro discute ações de segurança pública para a orla turística de Fortaleza
Ter, 07 de Março de 2017 18:06

Integrantes da cúpula da Secretária da Segurança Pública do Estado se reuniram, nesta terça-feira (07), com representantes da Prefeitura de Fortaleza para tratar de ações integradas de segurança e ordenamento da orla turística da Capital. A reunião foi conduzida pelo coordenador de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) Fernando Menezes; pelo comandante da Polícia Militar, Coronel Ronaldo Viana; e pelo delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima. Compareceram ao encontro, o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; o secretário de Segurança Cidadã da Prefeitura, Antônio Azevedo; o titular da Secretaria Regional II, Ferruccio Feitosa; e o coordenador de Conservação e Serviços Públicos da Regional II, Bruno Pinto.

Entre as propostas apresentadas, estão o reforço no policiamento da área da Beira Mar, o alinhamento de um trabalho integrado entre as forças de segurança do Estado com a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a instalação de contêineres com efetivo da Polícia Militar ao longo do calçadão da Beira Mar, a possibilidade de levar a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) para a área da Praia da Iracema, a integração das câmeras de segurança dos hotéis da orla com o sistema de monitoramento da SSPDS e a fiscalização e ordenação dos estabelecimentos comerciais da região.

A SSPDS iniciou um reforço nas ações de prevenção e no trabalho ostensivo, com apoio do Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). "Estamos desenvolvendo um plano operacional para integrar as ações entre as forças de seguranças e os órgãos municipais no sentido de unirmos estratégias para a realização de patrulhamento  e de outras atividades em benefício da população que frequenta a área", revela o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, Fernando Menezes.

Reforço policial

Desde a última sexta-feira (03), a SSPDS reforçou a segurança ao longo da Avenida Beira Mar. A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) iniciou uma operação que intensifica a presença policial na região, principalmente nos quilômetros do calçadão. O trabalho consiste na redistribuição dos militares lotados no Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (BPTur). A operação tem o objetivo de inibir práticas criminosas na região e consiste em ações preventivas e ostensivas.

O policiamento reforçado no calçadão objetiva proporcionar tranquilidade e segurança às pessoas que utilizam o espaço público para a prática esportiva e recreativa, como o cooper, entre outras atividades.