Operação conjunta resulta na apreensão de carga contrabandeada na praia de Parajuru
Ter, 07 de Março de 2017 18:03

Uma operação desencadeada pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), resultou na apreensão de uma carga contrabandeada de cigarros. A ação, ocorrida na madrugada dessa segunda-feira (06), contou também com o apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS. O fato ocorreu na praia de Parajuru, no município de Beberibe – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

A investida, em conjunto, teve início após um trabalho de investigação desenvolvido por policiais da inteligência e civis acerca de embarcações, que traziam materiais ilícitos originários do país Trindade e Tobago e fabricados no continente africano para o Ceará e outros Estados brasileiros. O barco abordado pelos agentes de segurança, que encalhou acerca de 50 metros de praia, era o meio utilizado pelos infratores para trazer o carregamento até as proximidades da costa, onde uma navegação menor aguardava e conduzia a carga até terra firme.

Por meio de diligências, três suspeitos foram encontrados escondidos em uma fazenda de criação de camarão, localizada próximo ao ponto onde a carga foi apreendida. Na propriedade, foram presos Jorge Wagner Pereira Guedes (44) e o policial civil, Marcelo Cacau Xavier (44). Ambos estavam em um veículo Toyota Corolla, de cor preta. O terceiro envolvido, identificado por Jefferson Viegas Quaresma (34), foi capturado dentro de um mangue, tentando se esconder dos policiais. O infrator era a pessoa designada para transportar a carga e o proprietário de uma carreta, que seria utilizada para a distribuição do material ilícito.  Um terceiro veículo – Toyota Hilux, de cor branca - também foi apreendido.

No local, foram localizados também vários cheques e uma espingarda calibre 12. Todos os envolvidos foram conduzidos para a sede da Polícia Federal, onde foram indicados por contrabando, associação criminosa e corrupção ativa.