Forças de Segurança se unem em ação de combate à criminalidade na AIS 10
Seg, 20 de Fevereiro de 2017 18:39

Uma ação desencadeada pelas Polícias Militar e Civil de Russas, com apoio dos efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) de Russas, resultou na prisões de dois homens, nas apreensões de três motocicletas e de celulares. As ações aconteceram, na sexta-feira (17), no sábado (18) e nesse domingo (19), com foco no combate à criminalidade nos municípios de Russas, Quixerél, Jaguaruana, Jaguaribara, Limoeiro do Norte e São João do Jaguaribe, localizados na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

No primeiro dia de trabalho, foram realizadas diversas abordagens nas zonas urbana e rural de Russas. Um homem, identificado por Sebastião Gilmar de Jesus Silva (34), sem antecedentes, foi preso em flagrante com um revólver calibre 38 municiado. O homem escondia a arma dentro do porta-luvas de um carro. Ele foi levado para a Delegacia de Russas, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. Outra prisão registrada foi de Erialdo Silva Lima (27), que já responde por tráfico de drogas. Ele foi flagrado com quatro aves da fauna silvestre brasileira. Contra o homem, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.

No sábado e no domingo, as ações se estenderam também para os municípios vizinhos de Quixeré e Jaguaruana, Jaguaribara, Limoeiro do Norte e São João do Jaguaribe, onde diversos estabelecimentos comerciais foram vistoriados para averiguar a situação de funcionamento dos locais. Além disso, três motocicletas que estavam com documentação irregular ou que não apresentaram documento válido foram apreendidas. Em vistoria realizada dentro da cadeia pública de Jaguaruana, os agentes encontraram quatro celulares e vários objetos ilícitos de fabricação artesanal.

A integração entre as forças de segurança tem como alvo promover ações de combate à criminalidade nos municípios e prevenir a violência na região do Vale do Jaguaribe. Para o comandante do Policiamento do Interior Sul (CPI), Coronel F. Souto, os trabalhos desenvolvidos pelas equipes colaboraram para reduzir os índices de criminalidadena região. “No fim de semana, só foi registrado um homicídio nesses municípios. O balanço foi positivo e não iremos parar. Iremos avançar para outros municípios da região no sentido de sufocar as ações de criminalidade”, revelou o comandante.