Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pernambucano e cearense são presos por envolvimento em ataques às agências bancárias de Missão Velha
Seg, 06 de Fevereiro de 2017 18:10


Dois homens, sendo um pernambucano e um cearense, suspeitos de envolvimento nos ataques às agências bancárias da cidade de Missão Velha - Área Integrada de Segurança (AIS 11) - foram presos, nesse sábado (04), por composições da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). A ação resultou, ainda, nas apreensões de uma pistola e um fuzil de origem americana. No total, já foram apreendidas sete armas de fogo, que estavam no poder dos infratores, que atuaram no crime contra as instituições financeiras. As buscas na região foram desenvolvidas desde a madrugada da última sexta-feira (03), por meio das Polícias Civil e Militar, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e do Corpo de Bombeiros. Além das prisões, a Polícia Militar apreendeu, nesta segunda-feira (06), munições e materiais diversos abandonados pelos criminosos, na zona rural de Brejo Santos (AIS 11).

O primeiro suspeito identificado foi o pernambucano Nadeilson Wisard dos Santos (35) – natural de Salgueiro. O homem foi encontrado pela Polícia, em uma estrada carroçável, na zona rural de Jardim (AIS 11). Após verificação do nome do suspeito, foi constatado que ele já responde por quatro crimes de roubo, em seu Estado de origem. Ao ser indagado, o homem confirmou que deu apoio logístico ao grupo criminoso envolvido nos ataques ocorridos contra as duas agências bancárias de Missão Velha. Com a prisão de Nadeilson, a Polícia chegou ao cearense Leonardo dos Santos Domingos (27) – sem antecedentes –, que também é suspeito de ter cedido abrigo aos integrantes da associação criminosa.

Na residência de Leonardo, na localidade de Banco de Areia, em Missão Velha, os policiais apreenderam uma pistola calibre .40, um rifle calibre 5,56, de origem americana; além de vasta munição. Conforme o delegado Reni Rocha, que está à frente das investigações pela Delegacia Municipal de Missão Velha, foi solicitado junto a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), um comparação balística para constatar se as cápsulas deflagradas durante troca de tiros, no dia do crime, são compatíveis com o armamento apreendido.



Os dois suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte – unidade plantonista responsável pela circunscrição onde ocorreram as prisões –, onde foram autuados em flagrante por roubo, associação criminosa e tentativa de homicídio contra os agentes de segurança.

Já na tarde de hoje, na localidade de Sítio Gameleiro dos Machados, zona rural de Brejo Santos – (AIS 11), policiais militares do Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), apreenderam munições e cartuchos de calibres 7.62 e 5.56; e também vestimentas abandonadas em um matagal. As apreensões ocorreram após buscas efetuadas em toda a região, no intuito de capturar os demais partícipes do grupo. Todo o material foi conduzido para a Delegacia Municipal de Missão Velha, onde as investigações seguem em andamento.



Forças de segurança agem rápido

O trabalho policial, desenvolvido de forma integrada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e suas vinculadas, resultou na última sexta-feira (03), nas apreensões de dois fuzis, uma escopeta, duas pistolas, explosivos e munições. Momentos depois do ocorrido, os criminosos chegaram a efetuar disparos de arma de fogo contra o helicóptero da Ciopaer e houve troca de tiros com os tripulantes.

A aeronave da Ciopaer que atendeu a ocorrência decolou de Juazeiro do Norte e foi a primeira a localizar os infratores. Durante a troca de tiros, os assaltantes abandonaram um dos carros e continuaram em fuga por um matagal. A atuação da Ciopaer possibilitou agilidade na localização do material, devido à ampla visão aérea. O veículo deixado para trás, de modelo Trailblazer e sem emplacamento, possui queixa de roubo e é da cidade de Petrolina, Pernambuco. O fato foi constatado ao ser verificado o chassi do automóvel pelo sistema de informação Infoseg. As placas do carro, que foi roubado na cidade pernambucana de Floresta, são PDN 0871. Dentro dele, os policiais encontraram quatro armas de fogo, sendo um fuzil calibre 7.62, uma escopeta cal. 12 e duas pistolas calibre ponto 40 e nove milímetros, além de mais de 200 munições, 18 quilos de explosivos, três coletes e parte do dinheiro subtraído dos bancos. Dando continuidade às diligências, outro fuzil cal. 556 foi localizado pelos policiais no matagal por onde os suspeitos fugiram.

As apreensões foram conduzidas à Delegacia Municipal de Missão Velha para o registro do procedimento policial. Uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) também foi acionada para retirar os explosivos do carro em segurança. As forças de segurança do Estado seguem, de forma integrada, à procura dos criminosos. Existem suspeitas de que um ou mais envolvidos esteja ferido, devido a manchas de sangue encontradas no carro e nas armas.

Ação criminosa

Os criminosos escolheram como alvo duas agências bancárias de Missão Velha, onde utilizaram explosivos para ter acesso ao dinheiro das instituições. De acordo com os primeiros levantamentos policiais, o esquema criminoso foi efetuado com a utilização de quatro veículos, sendo dois carros tipo Picapes e duas motocicletas. As forças de segurança do Estado iniciaram perseguição ao bando. Uma barreira foi montada na rodovia estadual que dá acesso ao município de Milagres – para onde os veículos dos bandidos seguiam. Ao perceberem o cerco policial, eles voltaram e fugiram pela localidade de Jamacaru, zona rural de Missão Velha, quando se deparam com o helicóptero da Ciopaer.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2