Policiamento é reforçado em Juazeiro do Norte durante “Romaria de Nossa Senhora das Candeias”
Qua, 01 de Fevereiro de 2017 18:22

Os devotos e participantes da “Romaria de Nossa Senhora das Candeias” contam com um reforço na segurança durante os festejos, celebrados no município de Juazeiro do Norte. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com forças amigas, realiza um plano operacional para fortalecer o policiamento durante as comemorações, que foram iniciadas no último dia 29 de janeiro e seguem até amanhã (02).

Ao todo, 86 policiais militares foram mobilizados para reforçar o policiamento já existente na região. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuam com o efetivo normal já empregado no município. Os PMs estão entre os romeiros, a pé e em patrulhas, com o objetivo de inibir e prevenir a prática de delitos como roubos e furtos a pessoas, estabelecimentos comerciais e a transportes particulares e coletivos, bem como coibir o tráfico de drogas. O trabalho desenvolvido pelos militares também objetiva fiscalizar e orientar o trânsito na Rodovia Estadual e evitar possível perturbação da ordem pública e obstrução de vias de trânsito em pistas de acesso ao município e em locais com elevada aglomeração de pessoas.

A Festa de Nossa Senhora das Candeias reúne, anualmente, cerca de 400 mil pessoas, que são devotas e vão a Juazeiro do Norte em um ato de peregrinação religiosa. O plano de segurança da SSPDS visa garantir a tranqüilidade para esses visitantes e para os moradores da região. O policiamento foi intensificado em pontos turísticos da cidade, como a Igreja, o Museu e a Colina do Horto, entre outros locais de visitação. Considera a segunda maior romaria da região, esta é a primeira festa religiosa do tipo realizada em 2017.

Além dos servidores da SSPDS, também participam da operação profissionais do Poder Judiciário; Ministério Público (MP); Polícia Federal (PF); Departamentos Estadual e Municipal de Trânsito (Detran-CE) e (Demutran); Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte; Conselho Tutelar e Guarda Municipal.