BPMA recebe denúncias e apreende sete armas de fogo na AIS 18
Seg, 30 de Janeiro de 2017 18:06

Sete armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), no município de Aiuaba – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O trabalho policial foi desenvolvido por militares do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), nesse domingo (29). Três homens, sendo um pai e seus dois filhos, foram presos em flagrante pela posse ilegal de cinco das sete armas.

As apreensões foram realizadas no Sítio Boa Água, na zona rural, após os policiais receberem denúncias sobre a localização do armamento e a atuação de caçadores na região. Os presos foram identificados como José Roberto Sobrinho (61) e seus filhos, Carlos Alberto Pereira Roberto (30) e Domerciano Pereira Roberto (34). Nas casas deles, os agentes de segurança encontraram cinco espingardas, sendo duas de calibre 20, uma cal. 36, uma cal. 32 e outra cal. 28. Nos imóveis, que são vizinhos, os policiais também localizaram 90 cartuchos de calibres variados e um pássaro da fauna silvestre.

Enquanto os militares seguiam em direção às residências dos três homens, eles flagraram outras duas pessoas, que estavam em um motocicleta, abandonarem duas armas na estrada, ainda no Sítio Boa Água. Os policiais apreenderam o material e viram que se tratava de uma espingarda de fabricação artesanal tipo socadeira e outra de cal. 32, além de cartuchos e acessórios para recarga como espoleta, pólvora e chumbo. Ao avistarem os policiais, os ocupantes da motocicleta fugiram, deixando o material para trás.

Todo o material apreendido e os três homens e foram encaminhados para a Delegacia Regional de Tauá e autuados em flagrante com base no Estatuto do Desarmamento. José Roberto e Carlos foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e Domerciano por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, devido a arma encontrada com ele estar com numeração raspada, e por manter pássaro silvestre em cativeiro. O pássaro resgatado foi encaminhado para o Escritório Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Iguatu.