Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Batalhão de Divisas reforça segurança nas fronteiras do Ceará
Qui, 19 de Janeiro de 2017 18:13


A segurança pública cearense tem sido reforçada no interior e nas extremidades do Estado. Ao longo do ano de 2016, mais de 60 mil veículos foram abordados nas divisas do Ceará com os estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Além disso, 160 flagrantes foram registrados nas fronteiras cearenses. Essas e outras ações são resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo Batalhão de Divisas da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), que atua nos limites territoriais do Estado no combate ao tráfico de drogas, de armas e a ações contra bancos.

O Batalhão de Divisas foi implantado no Ceará em julho de 2015 e, desde então, o grupamento tem apresentado resultados positivos no combate à criminalidade em solo cearense – mais especificamente nas fronteiras. De janeiro a dezembro de 2016, as ofensivas efetuadas pelos militares do Batalhão resultaram em 160 flagrantes, 37 veículos recuperados, 111 armas de fogo apreendidase 34 procedimentos que culminaram em apreensões de drogas. Além disso, mais de 18 mil abordagens a pedestres foram feitas no ano passado, entre outras ações.

O Batalhão de Divisas atua dentro do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), nas fronteiras do Ceará com três estados nordestinos. A 1ª e 2ª companhias do batalhão especializado foram lançadas em 2015, com localização nas cidades de Limoeiro do Norte – que faz divisa com o estado do Rio Grande do Norte e - Penaforte – divisa com o estado de Pernambuco. Já em fevereiro deste ano, outras duas companhias foram implantadas nos municípios cearenses de Crateús e Chaval – ambos fazem divisa com o Estado do Piauí.



O trabalho policial nestas regiões é desenvolvido em parceria com Companhias da PMCE no interior, com as Polícias Militares dos outros estados e com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), na realização de blitze de saturação e outras ações preventivas. O grupamento foi criado na gestão do governador Camilo Santana para vigilância contínua das divisas do Ceará com territórios vizinhos.

De acordo com o tenente coronel Francisco Carlos de Lima, comandante do BPRE e do Batalhão de Divisas, a finalidade do policiamento desenvolvido é evitar e combater a entrada de armas e drogas de outros estados em solo cearense, bem como impedir o ingresso de grupos criminosos envolvidos em ações contra bancos no Ceará. “O nosso objetivo é proteger a nossa divisa com outros estados”, enfatiza o tenente coronel.

Ampliação das operações
O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policiais militares, entre oficiais e praças, com atividades voltadas ao combate do trafico de drogas, assalto a bancos e de suporte às polícias dos estados vizinhos e também aos destacamentos das cidades cearenses. Ao todo, serão seis companhias.

A terceira e última fase de ampliação do Batalhão será implementada com a criação da 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite dos estados do Ceará com a Paraíba, e da 6ª Companhia, que será implantada em Parambu, na divisa com Piauí.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2