Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Conheça os novos secretários e comandantes da SSPDS e vinculadas
Sex, 20 de Janeiro de 2017 08:04
O Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, realizou, na tarde de ontem (18), reunião de apresentação do secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, além do novo comando das Polícias Civil e Militar. O encontro aconteceu, na sede da Secretaria, com as presenças dos coordenadores e gestores da SSPDS. Durante a conversa, o secretário André Costa destacou os desafios para a gestão no ano de 2017 e frisou que conta com o empenho de todos para que resultados positivos na redução dos índices criminais sejam alcançados este ano.


Conheça cada um deles e o seu perfil:

• SSPDS - Secretário – André Santos Costa

Cearense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É delegado da Polícia Federal desde 2002, onde foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins, tendo atuado em delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais. No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.

• SSPDS - Secretário Adjunto – TCel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos


Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1989. É bacharel em direito, administração e administração pública. Especialista em segurança pública.  Já atuou como Gerente Geral de Segurança da Vila Pan Americana nos jogos Pan Americanos de 2007, pela Força Nacional, Coordenador de Segurança Institucional da Casa Militar do Governo do Ceará em 2007/08, Coordenador de Segurança Orgânica do Tribunal de Justiça do Ceará  de 2009 a 2010; Comandante do Batalhão de Polícia de Choque da PMCE desde 2011 até início de 2017. É instrutor da Aesp na áreas de Direitos Humanos, Técnica Policial e Planejamento Operacional de Segurança Pública, instrutor da Cadeira de Técnicas de Abordagem PoliciaI no Curso de Direitos Humanos aplicados à Atividade Policial nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul; instrutor do curso Internacional de DDHH y DHI para a Polícia Federal Preventiva do México. Possui os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, superior de Polícia, Avançado de Terrorismo e Contra Insurgência, Ações Táticas Especiais, ações Antibombas I e II, Especialização tática, Técnicas de Abordagem Policial, Ocorrências de Alta Complexidade;  Intermediação de Conflitos e Técnicas de Negociação; Direitos Humanos e Direito Humanitário; Operações Policiais Especiais pelo TIGRE/PC-PR; Operações de Alto Risco e Resgate de Reféns; Proteção e Segurança de Autoridades; Operações Policiais Especiais pela SWAT  e Manuseio de Bastão Expansível do Departamento de Polícia de Hollywood - Flórida/EUA; Operações em Áreas de Alto Risco no BOPE/RJ; Resolução Tático Operacional – SWAT/LAPD; Atualização em Bombas e Explosivos; Técnicas Antisseqüestro – APM/PMSP; Técnico Profissional em Explosivos – Policia Nacional da Colômbia; Internacional de Explosivos – Exercito Nacional da Colômbia; Diplomado em manejo y prevencción del Terrorismo, Sabotaje y Atentados – Univ. Nueva Granada – Colombia;  Aplicações Táticas pelo BOPE/RJ e FNSP; Técnicas Antisequestro na Polícia Civil de São Paulo DEIC/DAS em 2006; Estagio de Treinamento – fase I de identificação e rastreamento de armas de fogo e explosivos, pelo ATF/EUA e Policia Federal/Brasil em 2006; Investigação Pós explosão em atentados terroristas, pelo ATF - EUA e Polícia Nacional da Colômbia em Bogotá; Destruição avançada de Explosivos militares e comerciais pelo ATF-EUA e Polícia Nacional da Colômbia, na cidade de Bogotá- Colômbia e Seminário de ações anti bombas pela LAPD de Los Angeles/EUA.

• Delegado Geral da Polícia Civil - Everardo Lima da Silva


É formado em Direito e especialista em educação e prevenção à dependência química. Como docente, é professor de direito penal. Delegado de Polícia Civil de 3ª Classe, já foi titular do 34º Distrito Policial, Delegacias Municipais de Cascavel e Horizonte, além das delegacias especializadas de Narcóticos e Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas. Desde 2015, esteve à frente do Departamento Administrativo e Financeiro da Polícia Civil.

• Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil - Marcus Vinícius Sabóia Rattacaso


É formado em Engenharia Elétrica e Direito com especialização em Polícia Comunitária. Delegado de Polícia Civil de 3ª Classe, já atuou nos 2º e 9º Distritos Policiais, além da Delegacia especializada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas e do Departamento de Inteligência Policial. Nos últimos anos, exerceu suas funções na Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional e na Coordenadoria de Inteligência da SSPDS. Permanece como delegado Geral da Polícia Civil desde 2013. Possui vasta experiência na área de inteligência, tendo inclusive participado do grupo formado pela Senasp/MJ que escreveu e revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. É instrutor e consultor da Senasp nas questões atinentes ao tema inteligência de segurança pública. Por seu reconhecimento profissional foi agraciado com comendas da Marinha do Brasil, Ministério Público Militar da União, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Aesp e Pefoce

• Chefe de Gabinete da Polícia Civil do Estado do Ceará - Sérgio Pereira dos Santos

É formado em Direito e pós-graduado em direitos humanos, cidadania e segurança pública. Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe, já foi titular das delegacias municipais de Campo Sales, Salitre, Parambú, da delegacia regional de Tauá e da delegacia metropolitana de Maranguape. Foi diretor adjunto da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, no período de 2013 a 2014 passando para diretor da especializada onde atuou por dois anos. Recebeu a comenda de Honra ao mérito profissional concedido pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará e a Medalha General Assis Bezerra, concedida pela SSPDS.

• Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará – Ronaldo Mota Viana


Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1986. Assumiu vários cargos administrativos e operacionais durante sua carreira profissional como chefe do serviço de inteligência da PMCE; Gerente do Departamento de Contrainteligência da Coordenadoria de Inteligência/SSPDS; Comandante da 1ªcia/5ºBPM, Comandante da 1ªcia/6ºBPM; Coordenador Estratégico da Casa Militar do Governo; Secretário Adjunto da Casa Militar e por último Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo do Ceará.

Possui os cursos de Procedimentos básicos de inteligência, Operações de inteligência,  Segurança orgânica e Análise de propaganda pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Curso nacional de multiplicador de polícia comunitária pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); Especialização em inteligência, pela Polícia Militar de Brasília; Operação de alta complexidade; Atividades policiais para prevenção e repressão a drogas, pela Academia Nacional de Polícia, programa especial de inteligência; Curso tático para policiais militares e ações antibomba pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar do Ceará.  É instrutor de cursos relacionados a operações de inteligência da técnica operacional O.M.D (observação, memorização e descrição). 

• Comandante Geral Adjunto da Polícia Militar do Ceará – Adriano de Moura Soares


Ingressou na Polícia Militar do Ceará no dia 25 de Março de 1985, sendo declarado aspirante à Oficial em dezembro de 1987; 2º Tenente em 1988; 1º Tenente em 1991; Capitão em 1994; Major em 2002; Tenente Coronel em 2007 e Coronel em 2015. Possui várias condecorações militares outorgadas pelo Governo do Estado do Ceará, pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. Possui os seguintes cursos militares: Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia. Atuava anteriormente no setor de inteligência da PMCE.

• Secretário Executivo da Polícia Militar do Ceará – Vandesvaldo de Carvalho Moura

Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1984. Assumiu vários cargos administrativos e operacionais na Polícia Militar do Ceará durante sua carreira profissional como Coordenador de Administração; Sub Diretor da Coordenadoria de Assuntos Financeiros - COAFI; Comandante do 3ºBPM (Sobral); Coordenador da Assessoria Institucional - Adins. Possui várias condecorações militares outorgadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Casa Militar do Governo do Ceará.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2