Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Governador prestigia a troca de patente de 127 militares em Sobral
Qua, 28 de Dezembro de 2016 18:18


Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades

Após a promoção de 1.447 militares na capital cearense, Sobral, na região Norte do Estado, foi a segunda cidade a cumprir o calendário de 2016 das graduações de policiais e bombeiros militares beneficiados pela lei que institui progressão nas carreiras. Na noite desta terça-feira (27), o clima era de festa no tradicional Arco do Triunfo do município, quando o governador Camilo Santana prestigiou a troca de patente de 127 praças (sendo 109 Policiais Militares e 18 Bombeiros), incluindo também profissionais dos municípios de Crateús e Itapipoca.

Em seu discurso, o chefe do Executivo exaltou o trabalho dos militares e destacou que a promoção é uma valorização pelos serviços prestados. "Para vocês que fazem a segurança do Estado do Ceará, nunca deixarei de dizer que é uma das profissões mais corajosas que existem, pois colocam suas vidas em risco todos os dias. Por isso, seremos sempre gratos. O que estamos fazendo hoje é um reconhecimento. Assumi um compromisso ainda durante a minha campanha que, quando eleito, faria uma lei que acabasse com a angústia da corporação e todos soubessem a data certa em que seriam promovidos. Este ano promoveremos um total de quase três mil militares. Quero parabenizar por essa conquista e dizer que vocês, assim como nós gestores, que somos servidores públicos e estamos em sintonia na missão de servir o povo cearense", disse.

Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Giovanni Pinheiro, destaca esse momento como único para a História da categoria. "Tenho 32 anos de Polícia e nunca passamos por uma oxigenação tão grande em nível de promoções, reconhecimento, recompensa salarial. Vivenciamos hoje no Ceará uma renovação. Todos aqui presentes serão, no mínimo, Tenentes, podendo chegar a serem Coronéis bem mais jovens do que imaginavam. O governador tem a nossa gratidão eterna, pois temos um divisor de águas na guarnição militar do Estado do Ceará", disse.

Para o agora Cabo Valdemir Nascimento, os policiais militares se sentem com o objetivo atingido. "A sensação é muito boa, pois todo militar almeja subir de patente. Quando a gente é promovido, o sentimento é de missão cumprida. Eu já esperava por esse momento há quatro anos. Com certeza essa lei assinada pelo governador Camilo Santana beneficiou todos os militares, pois com isso, muita gente que merecia ser promovida finalmente conseguiu", disse.

Talvanes Fonteles, cabo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, tomou para si a felicidade também dos colegas de profissão. "Estou muito feliz de estar aqui hoje acompanhado da minha família, revendo amigos de farda que há muito tempo não via. Eu já estava há oito anos no cargo de soldado. Era uma luta antiga, muitos companheiros da minha turma já mereciam estar no cargo de cabo ou tenente, mas graças a Deus no ano passado essa situação foi regularizada e agora estão no lugar que merecem estar", disse.
Ao todo, 1.732 profissionais ganharão a ascensão este fim de ano, beneficiados por lei sancionada pelo governador Camilo Santana em 2015. O calendário de promoções termina nesta quarta-feira (28), com a cerimônia em Juazeiro do Norte, às 19 horas, reunindo 158 militares (sendo 133 Policiais Militares e 25 Bombeiros), sediados também em Tauá e Iguatu.

Lei muda perfil das corporações
Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades: Fortaleza, Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Quixadá. Apenas 29 militares seriam beneficiados em 2015 sem a existência da lei.

A última grande promoção foi em 2006, com 1.679 beneficiados. Apenas 29 militares seriam beneficiados em 2015 sem a existência da lei.

Região Metropolitana de Sobral
Durante a solenidade, o governador Camilo Santana também sancionou a lei, de autoria do deputado estadual Ivo Gomes, que cria a Região Metropolitana de Sobral. Serão 18 municípios que constituirão a terceira RMF do Ceará, além de Fortaleza e Juazeiro do Norte.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2