Adolescentes são capturados logo após cometerem roubo em transporte coletivo na AIS 5
Qua, 28 de Dezembro de 2016 18:16

A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) agiu rápido e interrompeu a fuga de cinco adolescentes suspeitos de cometerem roubo dentro de um transporte coletivo, no bairro Passaré – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. O caso ocorreu nessa terça-feira (27) e foi registrado na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), para onde os infratores foram encaminhados. A ação policial se deu logo após o delito e também resultou na restituição dos pertences das vítimas.

Os cinco adolescentes, com faixa etária entre 14 e 17 anos, escolheram como alvo o ônibus que faz a linha Siqueira/Washington Soares. Quando o veículo seguia pela Avenida Presidente Costa e Silva, os infratores anunciaram o assalto e, armados com duas facas e um simulacro de arma de fogo, tomaram vários pertences dos passageiros e, em seguida, fugiram a pé. Os policiais militares foram acionados para a ocorrência via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e, ainda nas proximidades do local do fato, capturaram os envolvidos e recuperaram os pertences das vítimas.

Com os suspeitos, foram apreendidas duas facas, um simulacro de arma de fogo, vários celulares, mochilas, peças de roupa e R$ 120,00, entre outros objetos. Eles foram reconhecidos por dois passageiros, que tiveram os bens restituídos, e encaminhados à DCA, onde foram autuados em flagrante em um ato infracional análogo ao crime de roubo. Dois deles não possuíam antecedentes criminais. Os demais, juntos, possuem a somatória de quatro passagens pela Polícia por delitos como roubo e uso de drogas.

Coletivo Seguro
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desenvolve iniciativas voltadas para a prevenção e combate a ações delituosas nos coletivos da Capital e Região Metropolitana por meio de ações como a Operação Coletivo Seguro, que vem sendo realizada desde fevereiro de 2014 e ocorre de forma sistemática nas Áreas Integradas de Segurança (AISs) de Fortaleza, além da Região Metropolitana. Os locais e horas das abordagens mudam conforme mapa estatístico que determina os locais de maior área de incidência.

Há também uma ação integrada envolvendo a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), que atuam nos terminais de ônibus de Fortaleza, graças a um termo de cooperação entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza e o Sindiônibus, assinado em maio de 2015, como parte do Programa Agenda Fortaleza. O trabalho é realizado nos sete terminais de ônibus de Fortaleza e nas praças Coração de Jesus e da Estação, ambas no Centro. O efetivo é composto por dois policiais militares e quatro guardas municipais, divididos em turnos, 24 horas por dia, em cada um dos terminais e praças. Nos locais, existem câmeras de vigilância que também auxiliam o trabalho dos agentes de segurança.