Academia encerra Ciclo de Capacitação do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) 2016
Qua, 21 de Dezembro de 2016 18:02
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerrou nesta terça-feira (20), o Ciclo de Capacitação do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), ocorrido entre os meses de junho e dezembro deste ano. Neste período, cerca de 200 profissionais foram capacitados no Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR), incluindo policiais militares, servidores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e guardas municipais de Fortaleza.

O comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Tenente-coronel PM Francisco Carlos de Lima avalia de forma positiva o ciclo de capacitação e celebra os resultados alcançados. “Fizemos seis turmas do curso de trânsito nesse ano de 2016, e com certeza, essa parceria intensificou nossas abordagens, inclusive a gente fez várias operações em conjunto com a AMC, com a Guarda Municipal e com o próprio policiamento ostensivo em geral no combate ao crime. Reduzimos os índices de acidentes com vítimas fatais esse ano, que é muito importante, apreendemos também muitas armas de fogo e isso faz com que a população se sinta mais segura e isso é exatamente a nossa satisfação: a alegria e a paz da sociedade em geral”,  destacou o oficial.

Cada edição do curso cumpriu uma carga horária de 112 horas/aula, que incluía aulas teóricas e práticas de direitos humanos; ética e cidadania; legislação de trânsito; atendimento pré-hospitalar; direção defensiva; identificação veicular; confecção de documentos de trânsito e outras temáticas importantes para a formação do agente que foram habilitados para reforçar a fiscalização do trânsito nas rodovias estaduais, municipais e preservar a ordem pública, bem como, a segurança dos usuários da malha viária do estado do Ceará.

Para o agente da AMC, José Santos da Silva Filho, que participou da 6ª turma do CPTUR, a capacitação é uma oportunidade de integrar os órgãos de fiscalização de trânsito e proporcionar um melhor atendimento à sociedade. “Nossa principal ferramenta é o conhecimento para a gente poder aplicar a lei da forma correta, e é fundamental a união das forças, porque o nosso objetivo é prestar um bom atendimento ao público. E a AMC, a PRE e a Guarda Municipal, trabalhando em conjunto, a gente vai dar um melhor atendimento para o condutor e desmistificar essa ideia de que a fiscalização de trânsito é mera punição, porque não é. Nosso trabalho, também é de educação”, enfatizou