Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Capitães da PM concluem Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
Sex, 16 de Dezembro de 2016 08:07
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, na tarde desta quinta-feira (15), a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro de Combatentes da Polícia Militar do Ceará (CAO QOPM). A capacitação, ocorrida entre os meses de setembro e dezembro, é um dos requisitos necessários para a promoção dos capitães ao posto de major e habilitou 36 oficiais intermediários para as atividades do oficialato superior, que agora exercerão funções, em nível de comando, chefia, liderança e estado-maior das instituições militares estaduais.


O evento foi presidido pelo secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, que ressaltou a importância da qualificação dos oficiais para o futuro das corporações. "O curso não é simplesmente para poder sentar em uma sala de aula e ter direito a uma promoção não, é para vocês terem essa noção e saberem para onde vocês estão migrando agora. É um momento em que há entrosamento de várias turmas, são vários anos diferentes de formação, são várias ideias diferentes e vocês podem compartilhar e, assim, solidificá-las, e é importante que a gente tenha esses momentos de confraternização e troca de experiências e informação. Então, sejam comandantes, sejam líderes, aprendam a ouvir, compartilhem, escutem, pois o destino da corporação está nas mãos de vocês", discursou Prado.



Para o formando Francisco Fabio Bezerra Freire, a conclusão do curso marca o início de uma nova etapa na vida pessoal e profissional dos capitães. “Esse curso é um divisor de águas em nossas carreiras, pois nos habilita a um novo ciclo, o de oficiais superiores, que é acompanhado de mais responsabilidades e requer mais habilidade de gestão. O que plantamos durante esses quatro meses, podemos colher de imediato ou futuramente, mas sem dúvidas, ganhamos nós, ganha a corporação e ganha a sociedade, porque nossos esforços são em prol da construção de uma sociedade mais justa, uma administração moderna, alicerçada em valores dignos que com certeza os oficiais aqui hoje tem de sobra”, enfatizou o oficial.

Durante a solenidade, os formandos ainda prestaram uma homenagem ao primeiro-tenente QOPM Marcos Paulo Lira Ribeiro, o oficial que faleceu em outubro deste ano em uma ocorrência policial, foi escolhido unanimemente pelos discentes para levar o nome da turma do CAO QOPM 2016. A justa homenagem foi recebida pela mãe e pela esposa do militar, as senhoras Janete Lira Ribeiro e Rachel Maia Laurindo Mota Lira.

A capacitação

O CAO QO PM foi realizado pela AESP/CE para promover o aprimoramento dos conhecimentos específicos necessários aos oficiais intermediários para as atividades do oficialato superior. As aulas foram ministradas na modalidade semipresencial, entre os meses de setembro e dezembro de 2016, e totalizou uma carga horária de 378 horas/aula, incluindo disciplinas de: administração pública; licitações, contratos administrativos e convênios; administração financeira e orçamentária; direito administrativo; criminalística e medicina legal; defesa civil; sistema de comando e operações; trabalho de comando em segurança pública; estatística e análise criminal aplicada; psicologia aplicada à segurança pública; tópicos em psicologia relacionados à segurança pública; comunicação social e “media training”; legislação da controladoria geral de disciplina; metodologia do trabalho científico e atividades complementares, como seminários, visitas, palestras e análises de ocorrências.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2