BPMA prende dois homens flagrados com armas e animais silvestres na AIS 16
Sex, 09 de Dezembro de 2016 20:14
O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Estado do Ceará prendeu dois homens que mantinham armamento e animais silvestres sem autorização em duas ações distintas. As ações do BPMA se desenvolveram, nessa quinta-feira (8), na zona rural do município de Cedro, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

A primeira investida dos agentes aconteceu na localidade de Sítio Boa Vista. Um homem identificado como Ronaldo Ferreira Leandro (32) foi flagrado com uma espingarda calibre 36, com 15 cartuchos do mesmo calibre no interior da residência dele, além de vários  pássaros da fauna silvestre brasileira. O homem não tinha permissão para possuir nem o armamento, nem os animais. Por isso, ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Iguatu, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e por manter animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Na segunda ação, os policiais encontraram situação semelhantes à primeira. Severino Vitor do Nascimento (48) também mantinha pássaros da fauna silvestre brasileira em cativeiro e armamento. Na casa dele, na zona rural de Cedro, foram encontradas uma espingarda de fabricação artesanal, um revólver calibre 32 e sete cartuchos intactos de mesmo calibre. O homem não tinha registro nem das armas nem dos pássaros. Ele foi conduzido para a Delegacia Regional de Iguatu e autuado por porte ilegal de arma de fogo e por manter animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Os pássaros apreendidos foram entregues ao escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) da cidade de Iguatu. O armamento foi recolhido. Os homens prestaram depoimento e foram liberados após pagarem fiança.