Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ciopaer representa o Brasil no Desafio Mundial de Resgate em Curitiba
Sex, 28 de Outubro de 2016 07:57
A equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas - Ciopaer participou do Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge), representando o Brasil na competição internacional que reúne países do mundo inteiro que são referência em salvamento de vítimas de acidentes. O evento foi realizado no Parque Barigui, em Curitiba, entre os dias 19 e 23 de outubro. A equipe cearense foi representada por integrantes da Ciopaer: subtenente BM Francisco Djacy Pereira, 2ºsargento PM Edvaldo José Santana Flexa e o Dr. Eduardo Henrique.

Para o tenente coronel Marcos Costa, relações públicas da Ciopaer, a participação do Ceará na competição vai colaborar para o aprimoramento das técnicas já desenvolvidas pela equipe no Estado. “A capacitação técnica dos servidores da Ciopaer, as experiências diversas em missões reais e o treinamento profícuo destes profissionais possibilitaram nossa boa atuação. Foi muito importante o intercâmbio com equipes de resgate de vários países, além de conhecer novos equipamentos utilizados nas atividades de resgate e aeromédico”, destaca.

O campeonato, organizado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento - ABRES, reuniu 58 equipes de resgate de 18 países, entre eles, Portugal, Inglaterra, Espanha, Canadá e Estados Unidos. A competição foi dividida em categorias, incluindo equipe geral, equipe médica, médico e time de trauma. Das treze categorias, o País de Gales levou a melhor em seis delas, com destaque para o prêmio de melhor equipe técnica, melhor médico e melhor equipe de salvamento veicular. Em todas as provas de salvamento veicular e atendimento a trauma, o desempenho das equipes de resgate e salvamento foi avaliado por um comissão formada por juízes internacionais com experiência na área.

Na modalidade trauma, as equipes do Ceará e de Santa Catarina representaram o Brasil na categoria, ficando entre as finalistas. A Ciopaer ganhou a vaga para disputar a categoria após vencer a seletiva nacional ocorrida em São Paulo, no mês de junho.

O Brasil levou o troféu na categoria melhor time rápido de desenvolvimento, com a equipe formada por bombeiros e médicos de Mato Grosso do Sul. Um dos representantes brasileiros na competição teve que simular o resgate de uma vítima presa às ferragens do carro em apenas 10 minutos. Além de Ceará e Mato Grosso do Sul, também participaram equipes do Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Santa Catarina, Paraná, entre outros.

Ciopaer
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer possui 21 anos de atuação prestando serviço aeromédico, de socorro público, de combate a incêndio, de busca, resgate e de defesa civil, além de missões policiais e monitoramento por câmeras. Vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a Ciopaer é a maior organização de policiamento aéreo do Norte-Nordeste, a quarta maior do país – atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – e a maior em termos de equipamento aeromédico.

Exemplo de integração operacional, a Ciopaer tem em seus quadros integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, os quais se desdobram para atender às mais diversas ocorrências, em todas as regiões do Estado. Por meio de convênio com a Secretária Estadual de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgênciado Estado do Ceará – Samu/CE também integra a Ciopaer.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2