Turistas são resgatados por aeronave da Ciopaer na Praia das Fontes
Seg, 17 de Outubro de 2016 19:47

Os banhistas foram içados por um cabo até o topo da falésia

Uma ação conjunta da Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), resultou no resgate de cinco turistas, que se encontravam presos entre as falésias e o mar, na Praia das Fontes. O fato ocorreu na tarde desse domingo (16), no município de Beberibe - Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

Os cinco banhistas estavam caminhando, pela praia, quando se depararam com o enchimento da maré, que cobriu toda a faixa de areia diante das falésias. Com isso, eles foram forçados a se abrigar, em uma das fendas dos despenhadeiros, e tentar buscar ajuda. Uma das vítimas conseguiu escalar uma parte mais alta de uma das encostas, e após alcançar o sinal de telefonia, o homem acionou o resgate por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). De imediato, composições do BPtur e do Corpo de Bombeiros foram até o local, mas pela altura e o difícil acesso, foi necessário o auxílio da aeronave Fênix 07, da Ciopaer. Além disso, ainda havia o agravante que a maré permanecia enchendo, e logo cobriria a faixa de terra onde as pessoas estavam.

O tripulante da Ciopaer ajuda no resgaste aos banhistas

Por meio de uma técnica de içamento por cabo, com um tripulante, os banhistas foram resgatados. A ação durou aproximadamente uma hora e os turistas foram hasteados, individualmente, até a parte superior das falésias.  Nenhuma das vítimas sofreu ferimentos ou precisou de atendimento médico.

Janeiro 2018