Brincadeiras, diversão e sorrisos marcam programações feitas por policiais em comemoração ao Dia das Crianças
Qui, 13 de Outubro de 2016 19:08

Com brinquedos nas mãos, crianças nos braços e sorrisos no rosto. Foi assim que alguns policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuaram, nessa quarta-feira (12) – no Dia das Crianças. Centenas de meninos e meninas participaram de programações especiais organizadas em várias regiões do Ceará, com entrega de brinquedos, alimentos e atividades recreativas. “A gente faz isso para trazer alegria e diversão para a vida dessas crianças, que muitas vezes são rodeadas de problemas e maus caminhos”, declara o soldado Helber Holanda, que atua na Unidade Integrada de Segurança 2 (Uniseg 2), área que abrange os bairros Aldeota, Varjota, Meireles e Praia de Iracema.

Em Fortaleza, a diversão se espalhou pelas ruas do bairro Aldeota. Dezenas de crianças receberam brinquedos e gastaram energia em equipamentos, como pula-pula e escorregadores, durante a festa realizada no pátio da base da Uniseg 2. Os meninos e meninas participaram de atividades lúdicas, como contação de histórias e conheceram de perto a “Turminha do Ronda”, que interagiu com a garotada com apresentações de bonecos de fantoche abordando histórias sobre obediência aos pais e os perigos de passar trotes. Para garantir a disposição de todos, foram distribuídos, gratuitamente, lanches, como bolo, pipoca doce, cachorro-quente e picolé. Além disso, cada participante recebeu um kit com uma bolsa, boné e brindes. A festa foi promovida pelos policiais da Uniseg 2, com apoio de pessoas e instituições parceiras. “O intuito da festa é fazer com que as crianças percebam que a infância é o lado bom da vida”, explica o sargento Cavalcante, que foi um dos organizadores do evento.

Aproximadamente 100 crianças estiveram presentes. A maioria delas faz parte do Projeto “Lutando Pela Paz”, da Uniseg 2 – que oferece aulas de artes marciais promovidas por militares. O soldado Holanda é um dos professores do projeto e percebe que iniciativas como esta aproximam as pessoas dos policiais. “Nós incentivamos o esporte e a cidadania. Nosso objetivo é estreitar os laços entre a Polícia e a comunidade. Têm mães que não deixam o filho brincar fora de casa temendo as más influências, mas elas percebem que essa interação com a Polícia, com atividades e brincadeiras, é boa”, avalia o militar.Depois do evento, que também contou com animadores de festa, os alunos do “Lutando Pela Paz” participaram de um treino de judô com alunos de um projeto social do bairro Edson Queiroz.

Ainda em Fortaleza, no bairro Joaquim Távora, aproximadamente 70 brinquedos e 70 latas de leite em pó foram doados por militares e familiares ao Lar Amigos de Jesus, que também assiste crianças com deficiência. A entrega foi feita ontem (12), por policiais e guardas municipais.

Interior

Mas as comemorações não ficaram só pela Capital. Outra festa foi realizada na cidade de Camocim – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Intitulado como “Um Dia das Crianças com a Polícia”, o evento ofereceu atividades culturais, lanche e palestra de prevenção ao uso de drogas com a participação de 50 garotos e garotas assistidos pelo projeto social da Associação dos Moradores da Boa Esperança e adjacências. Além das atividades, as crianças participaram de uma oficina sobre a história do Quartel da PM da cidade e ganharam brinquedos e cestas de doces. A iniciativa foi promovida por militares que atuam na 4ª Companhia do 4º Batalhão de Policia Comunitária (BPCom) da PM.

A criançada que mora no município de Porteiras (AIS 11) também foi agraciada com muita festa, animação e brinquedos. A diversão foi conduzida por militares e colaboradores do Destacamento da PM da cidade. Aproximadamente 300 crianças do bairro Bela Vista ganharam presentes e se divertiram em um pula-pula, com distribuição de sorvete, bolo, refrigerante, pipocas e bombons para a turma toda.

No Sertão Central, nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, na AIS 15, mais de 400 crianças carentes foram agraciadas com a presença dos policiais. Nas duas cidades, policiais militares promoveram uma campanha de arrecadação de brinquedos. Além de militares, populares e comerciantes doaram carrinhos, bolas, bonecas e outros objetos que fizeram a festa das centenas de meninos e meninas. Em Quixeramobim, os agentes de segurança levaram os presentes até as crianças, nas comunidades, com viaturas carregadas de brinquedos e animação. Já em Quixadá, a entrega foi feita na quadra do quartel ao som de músicas infantis, com palhaços e muitas guloseimas, como doces e pipocas. A campanha arrecadou mais de 500 brinquedos e a maioria foi entregue. Os militares pretendem distribuir o restante nos próximos dias.