SSPDS reforça segurança em Canindé durante Festa de São Francisco das Chagas
Qui, 06 de Outubro de 2016 08:14

Os devotos e participantes da romaria na cidade de Canindé vão contar com um reforço na segurança durante a Festa de São Francisco das Chagas 2016. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), juntamente com forças amigas, realiza um plano operacional para fortalecer o policiamento durante os festejos, que se iniciam nesta quinta-feira (06) e seguem até o próximo dia 16 deste mês.

Ao todo, 166 agentes de segurança da Capital e Interior do Estado foram mobilizados para a operação, sendo 35 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), 113 da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e 18 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os policiais militares são da Cavalaria, dos Batalhões de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), de Policiamento de Eventos (BPE) e dos Comandos de Policiamento Comunitário (CPCom) e de Ações Táticas Rurais (Cotar). Para proporcionar um policiamento mais eficaz, também foi deslocada a Plataforma de Observação Elevada (POE) – caminhão que possui 14 câmeras em uma torre de 15 metros de altura – para auxiliar na segurança do evento.

Os PMs estarão entre os romeiros, a pé e em patrulhas, com o objetivo de inibir e prevenir a prática de delitos como roubos e furtos a pessoas, estabelecimentos comerciais e a transportes particulares e coletivos, bem como coibir o tráfico de drogas. O trabalho desenvolvido pelos militares também objetiva fiscalizar e orientar o trânsito na Rodovia Estadual e evitar possível perturbação da ordem pública e obstrução de vias de trânsito em pistas de acesso ao município e em locais com elevada aglomeração de pessoas.

O CBMCE vai realizar trabalho de prevenção e combate a incêndios, salvamento e resgate. As ações dos bombeiros estarão focadas em acidentes ocasionados pelo excesso de velocidade ou ingestão de bebida alcoólica e por cansaço de motoristas que irão se deslocar para o evento, bem como ocorrências de queda, pisoteamento e possíveis incêndios, entre outras.

A Festa de São Francisco das Chagas reúne, anualmente, milhares de pessoas, que são devotas e vão a Canindé em um ato de peregrinação religiosa. O plano de segurança da SSPDS visa garantir a tranqüilidade para esses visitantes e para os moradores da região. Além dos servidores da SSPDS, também vão participar da operação profissionais do Poder Judiciário; Ministério Público (MP); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE); Prefeitura Municipal de Canindé; Paróquia de Canindé; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).