Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Policiais militares do projeto Lutando pela Paz levam caratê para jovens do Vicente Pinzón
Ter, 27 de Setembro de 2016 18:54



O projeto comunitário de caratê da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Lutando pela Paz, ajuda a levar esporte e qualidade de vida para crianças e adolescentes do Vicente Pinzón, um dos bairros da Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I). Como parte das ações do Pacto pelo Ceará Pacífico, do Governo do Estado, o projeto ajuda a fortalecer a relação da comunidade com o trabalho policial, além de transformar a vida de quem sonha ser um atleta profissional.

Cerca de 80 alunos, com idades entre cinco e 17 anos, treinam duas vezes por semana no auditório da Uniseg, que é adaptado para receber as aulas. Os treinamentos são conduzidos pelo professor faixa preta terceiro dan, Antônio das Chagas Silva, o sargento PM C Silva; com auxílio do cabo Iranildo Apolinário, ambos da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária. Sob a supervisão do Capitão Messias Mendes, comandante da Uniseg I e responsável por levar o projeto à comunidade, crianças de bairros vizinhos, como o Serviluz, também participam das aulas.



O projeto conta com a colaboração voluntária dos policiais, que se dividem em dois turnos para atender os atletas. Os uniformes foram doados, assim como os tatames utilizados no solo, que garantem a segurança e a proteção dos alunos na prática da arte marcial. O espaço também oferece aulas gratuitas de capoeira para comunidade e de jiu-jítsu para os policiais militares.

“Nosso trabalho aqui é ensinar mais do que socos e chutes. Nós vamos além. Trabalhamos a coordenação motora, o caráter, a autoestima e a autoconfiança. Nossas aulas também são de inclusão social, estimulando o respeito entre eles”, frisa o sargento C. Silva, que ressalta ainda a importância do envolvimento dos jovens na prevenção da criminalidade. “Nossa missão é ocupar o tempo ocioso dessas crianças para que eles tenham lazer, além de servir como ferramenta de proteção contra o crime e as ‘facilidades’ do mundo das drogas”, completa. “Não tem satisfação maior do que saber que participamos da vida dessas crianças. Tenho muita satisfação em saber que faço parte da mudança na vida deles. É uma semente que estou plantando agora e espero colher bons frutos no futuro”, conclui o professor.




Troca de faixa

No último sábado (24), os novos atletas da Uniseg I participaram do ritual de troca de faixas, de branca para amarela, graças às aulas de conhecimentos básicos de coordenação motora e princípios de chute e soco, defesa e ataque. Em outubro, os atletas irão participar da 1º Copa Cearense de Karatê Interestilos, promovido pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE), com apoio da Polícia Militar e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A competição será dividida por idade e por sexo. Os vencedores ganharão medalhas e troféus.

Histórico

O Projeto Lutando pela Paz nasceu em 2010 e continua acontecendo, no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), com o objetivo de levar para crianças e adolescentes daquela comunidade a oportunidade de praticarem uma atividade esportiva e poderem ocupar o seu tempo ocioso. A iniciativa já atendeu outras comunidades como o Conjunto São Miguel, em Messejana, e a Comunidade do Gueto, na Barra do Ceará.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2