Policiais militares do projeto Lutando pela Paz levam caratê para jovens do Vicente Pinzón
Ter, 27 de Setembro de 2016 18:54

O projeto comunitário de caratê da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Lutando pela Paz, ajuda a levar esporte e qualidade de vida para crianças e adolescentes do Vicente Pinzón, um dos bairros da Unidade Integrada de Segurança I (Uniseg I). Como parte das ações do Pacto pelo Ceará Pacífico, do Governo do Estado, o projeto ajuda a fortalecer a relação da comunidade com o trabalho policial, além de transformar a vida de quem sonha ser um atleta profissional.

Cerca de 80 alunos, com idades entre cinco e 17 anos, treinam duas vezes por semana no auditório da Uniseg, que é adaptado para receber as aulas. Os treinamentos são conduzidos pelo professor faixa preta terceiro dan, Antônio das Chagas Silva, o sargento PM C Silva; com auxílio do cabo Iranildo Apolinário, ambos da 2ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária. Sob a supervisão do Capitão Messias Mendes, comandante da Uniseg I e responsável por levar o projeto à comunidade, crianças de bairros vizinhos, como o Serviluz, também participam das aulas.

O projeto conta com a colaboração voluntária dos policiais, que se dividem em dois turnos para atender os atletas. Os uniformes foram doados, assim como os tatames utilizados no solo, que garantem a segurança e a proteção dos alunos na prática da arte marcial. O espaço também oferece aulas gratuitas de capoeira para comunidade e de jiu-jítsu para os policiais militares.

“Nosso trabalho aqui é ensinar mais do que socos e chutes. Nós vamos além. Trabalhamos a coordenação motora, o caráter, a autoestima e a autoconfiança. Nossas aulas também são de inclusão social, estimulando o respeito entre eles”, frisa o sargento C. Silva, que ressalta ainda a importância do envolvimento dos jovens na prevenção da criminalidade. “Nossa missão é ocupar o tempo ocioso dessas crianças para que eles tenham lazer, além de servir como ferramenta de proteção contra o crime e as ‘facilidades’ do mundo das drogas”, completa. “Não tem satisfação maior do que saber que participamos da vida dessas crianças. Tenho muita satisfação em saber que faço parte da mudança na vida deles. É uma semente que estou plantando agora e espero colher bons frutos no futuro”, conclui o professor.

Troca de faixa

No último sábado (24), os novos atletas da Uniseg I participaram do ritual de troca de faixas, de branca para amarela, graças às aulas de conhecimentos básicos de coordenação motora e princípios de chute e soco, defesa e ataque. Em outubro, os atletas irão participar da 1º Copa Cearense de Karatê Interestilos, promovido pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE), com apoio da Polícia Militar e da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A competição será dividida por idade e por sexo. Os vencedores ganharão medalhas e troféus.

Histórico

O Projeto Lutando pela Paz nasceu em 2010 e continua acontecendo, no bairro Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), com o objetivo de levar para crianças e adolescentes daquela comunidade a oportunidade de praticarem uma atividade esportiva e poderem ocupar o seu tempo ocioso. A iniciativa já atendeu outras comunidades como o Conjunto São Miguel, em Messejana, e a Comunidade do Gueto, na Barra do Ceará.