Um dos criminosos mais procurados do Ceará é preso na Bahia
Qui, 18 de Agosto de 2016 11:15
Um dos criminosos da lista dos mais procurados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Francisco Osivaldo da Silva Sousa, 29 anos, foi preso, nessa quarta-feira (17), no município de Barreiras, na Bahia. A prisão, realizada pela polícia baiana, foi possível graças à troca de informações entre os setores de inteligência policial dos dois estados nordestinos. Osivaldo tinha mandado de prisão em aberto por ser foragido do Ceará. O preso é um perigoso assaltante de banco e pistoleiro com atuação no nordeste brasileiro.

A prisão, ocorrida no bairro Bandeirantes, no município de Barreiras (BA), foi realizada durante operação promovida pela 11ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Barreiras) e unidades da Polícia Militar da Bahia, após troca de informações com a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS-CE. Osivaldo, portador de uma extensa ficha criminal, possui diversas passagens pela Polícia pelas práticas de homicídios, roubo de instituições financeiras, tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte ilegal de arma, entre outros delitos.

Localizado num bar e com identidade falsa, Osivaldo estava acompanhado de outros três homens, que também foram detidos. Entre eles, dois baianos (ambos com passagens pela polícia por roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma) e um natural do Rio Grande do Norte. Mais informações sobre este último estão sendo buscadas com a polícia potiguar. “Estamos sempre promovendo grandes operações na região para combater os homicídios e as ações de quadrilhas especializadas em roubos a bancos e tráfico de drogas”, contou o coordenador da 11ª Coorpin, delegado Rivaldo Luz. Aproximadamente 40 policiais, com o suporte de quinze viaturas, participaram da ação.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, por sua vez, destacou a integração entre as polícias nordestinas no combate ao crime organizado. “Parabenizo todos os policiais envolvidos e o diálogo frequente entre as polícias da Bahia e do Ceará. Importante unirmos forças para combater as ações dessas quadrilhas que normalmente acontecem em mais de um estado”, disse Barbosa, ressaltando que esse trabalho conjunto é um dos fatores para a redução dos roubos a bancos na Bahia em 2016. O Ceará vem apresentando diminuição nesse tipo de crime desde 2014.

Apreensão de armas de grosso calibre
No último dia 26 de julho, a Polícia Militar do Ceará apreendeu um fuzil calibre 5.56, uma carabina de repetição cal. 12, munições, drogas e outros ilícitos em uma ação realizada na cidade de Russas (CE) – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). O flagrante resultou ainda na captura de três pessoas. Os presos e o material apreendido eram parte do grupo criminoso de Francisco Osivaldo da Silva Sousa. A ação policial foi realizada por equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), da Força Tática de Apoio (FTA) local e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) de Quixeré (CE).

Ao todo, foram apreendidas, além do fuzil e da carabina de repetição, dois carregadores de fuzil, 66 munições de cal. 556, 27 munições de calibres 380, 12, 357 e ponto 45, 2,342 quilos de maconha, 407 gramas de crack, um carregador de pistola ponto 40, seis espoletas para preparar explosivos e três motocicletas com queixa de roubo, além de seis tabletes de comprimidos Pramil e duas balanças de precisão. O material Ilícito foi encontrado no Sítio Miguel Pereira, que fica na zona rural de Russas.

No local, os militares detiveram dois homens naturais de Limoeiro do Norte, além de outro, natural de Russas. Nenhum deles possuía antecedentes criminais. Todo o material apreendido e os presos foram conduzidos à Delegacia Regional de Russas.

As motos, sendo duas de modelo Bros e uma do tipo 150 – que estava desmanchada –, estavam escondidas em uma cabana, que fica em meio a uma plantação de acerolas. Já as armas, drogas, munições e o restante do material estavam dentro de um recipiente de plástico, sob um pé de acerola. Há suspeitas de que outros infratores tenham fugido do local.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia