Forças de segurança do Ceará realizam ação e prendem suspeito da morte de agente penitenciário
Qui, 04 de Agosto de 2016 19:43
Uma ação realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará resultou na prisão do suspeito de matar o agente penitenciário Josileudo Leite Silva (52), na ultima terça-feira (02), no Centro de Fortaleza. O trabalho integrado entre as força de segurança, que resultou na captura, ocorreu nessa quarta-feira (03) e foi desenvolvido por militares da Inteligência da PM, do Comando Tático Motorizado (Cotam) e por policiais civis do 34º Distrito Policial.

O preso, identificado como José Valderlan Almeida Arruda (22), que não possuía antecedentes criminais, confessou ter matado o agente penitenciário. Ele foi capturado em uma casa no bairro Barra do Ceará – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza – e conduzido ao 34º DP, onde foi autuado em flagrante por latrocínio. Outras duas pessoas, que também foram detidas com ele, foram ouvidas na delegacia e liberadas em seguida, por não ter a participação no crime comprovada.

O caso é investigado pelo 34º DP, que é a delegacia da área onde ocorreu o fato, com o apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As diligências continuam com o apoio de policiais militares. Imagens de câmeras de segurança instaladas em imóveis nas proximidades do local da ocorrência foram colhidas para auxiliar os trabalhos policiais. As apurações sobre o caso continuam no sentido de capturar os demais envolvidos no crime.

O crime
A vítima foi atingida por um tiro acima do peito esquerdo quando tentava intervir uma luta corporal entre dois homens no cruzamento das Ruas Major Facundo e Senador Alencar, no Centro. O delito se tratava de uma tentativa de “chegadinha bancária” (quando a pessoa é assaltada minutos antes efetuar depósito em agência bancária). O agente foi alvo de disparo efetuado por José Valderlan quando ele agredia a possível vítima – o funcionário de uma loja que fica ali perto – com um golpe conhecido como “gravata”.

Josileudo Leite, que ainda revidou o disparo e acertou a perna de Valderlan, morreu no local. O criminoso fugiu em um veículo Pajero de cor prata e placas OHZ-0009, que lhe dava apoio. Outros dois homens identificados como “Juliano” e “Renato”, também são investigados como suspeitos de envolvimento. A Polícia segue a procura deles.

Denúncia

A população também pode auxiliar os trabalhos policiais caso tenha informações sobre o paradeiro de “Juliano” e “Renato”. Denúncias podem ser feitas para o disque denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pelo número 181, ou para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pelo 190. O sigilo é garantido.