Polícia desarticula grupo suspeito de planejar ataques contra o Estado
Seg, 25 de Julho de 2016 21:04
A Polícia Militar do Estado do Ceará desarticulou em Pacajus – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) – um grupo suspeito de planejar  ataques contra o Estado, neste mês de julho.  As capturas ocorreram na tarde desta segunda-feira (25).

A ação teve inicio quando a Polícia recebeu informações, que vários indivíduos armados estavam em uma residência no bairro Buriti. O grupo estava reunido com o objetivo de cometer crimes na região. Quando as viaturas chegaram ao endereço informado, os criminosos reagiram e efetuaram vários disparos contra os policiais. Após o confronto, dois suspeitos foram detidos, dois foram baleados e um conseguiu se evadir do local.
Foram presos Francisco Romildo Andrade (34) - conhecido por “Macumbeiro” – que já responde por roubo a veículo; e Maria Izabele Marques de Alencar (20), sem antecedentes.

Durante o confronto, dois infratores foram baleados e chegaram a ser socorridos, mas vieram a óbito. Foram eles, Nil Hercules Alves de Sousa (19) – que já respondia por roubo, porte e posse ilegal de arma de fogo; e Lucas Alves da Silva (18), que já respondia por porte ilegal de arma de fogo.
No local também foram apreendidos dois revolveres calibre 38 - com oito cápsulas deflagradas - e uma moto com registro de roubo. Os detidos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Pacajus, onde foram  autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídios contra os policiais, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, receptação e resistência.

O foragido

O suspeito Nil Hercules Alves de Sousa, morto em confronto, era foragido da Cadeia Pública de Pacajus, e suspeito de planejar atentado contra uma viatura policial do município do Eusébio.

No último dia 20, a Polícia Militar capturou outros dois comparsas de Nil. Na ocasião foram presos Francisco Cláudio Pontes de Oliveira, 31, e Antônio Jafson Nascimento Nobre, 29. A dupla foi capturada após uma perseguição policial realizada na BR-116, na cidade de Eusébio. Os dois homens estavam em um veículo e tentaram fugir ao perceberem a viatura. Com os suspeitos, foi apreendido um revólver calibre 38 – com duas munições intactas –, uma pistola calibre 380, dois carregadores e nove munições intactas. Ao se verificar o chassi do veículo - Toyota Corolla - constatou-se que se tratava de um carro clonado e roubado. No celular de um deles, os policiais descobriram que o objetivo era atacar uma viatura policial da cidade.

A ação teve início durante um patrulhamento na localidade de Aldeia Parque, no município de Pacajus – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), quando a composição da PM avistou Nil em atitude suspeita e parou para abordá-lo. Ao perceber a chegada da viatura, o criminoso correu para uma residência e conseguiu fugir pelos fundos do local. Dentro da casa, a Polícia apreendeu drogas - 257 gramas de maconha, 27 gramas de cocaína - e um aparelho celular, que auxiliou a localizar os outros dois criminosos.