Seis pessoas em embarcação à deriva são localizadas por aeronave da Ciopaer
Sex, 22 de Julho de 2016 21:20
Quatro homens e duas mulheres à deriva, em alto mar, no litoral cearense, foram localizados na tarde desta sexta-feira (22), por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) – ambas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os tripulantes estavam no barco “Peixe Voador”, tipo Catamarã, quando o mastro da embarcação quebrou, a deixando sem propulsão. O grupo à deriva foi localizado nas proximidades da orla da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante, na Área Integrada de Segurança 07 (AIS 07).

A embarcação foi encontrada por uma aeronave da Ciopaer, a cinco milhas da costa cearense, o que equivale a aproximadamente 10 quilômetros. Com as coordenadas de localização geográfica repassadas pelo helicóptero, um navio rebocador do Porto do Pecém foi deslocado para socorrer as vítimas. O resgate foi mobilizado pela Capitania dos Portos e Cearáportos, contando com a atuação da Ciopaer.

As vítimas pediram socorro à Capitania dos Portos. Elas ainda conseguiram ancorar o barco e estabilizá-lo, enquanto aguardavam salvamento. Devido à distância do litoral, as embarcações destinadas ao resgate não conseguiram encontrar o barco “Peixe Voador”. Então, foi solicitado apoio da Ciopaer, que, com uma ampla visão e radar, conseguiu localizar as vítimas. A comunicação entre um dos tripulantes e um engenheiro de operações da Cearáportos também contribuiu para as vítimas serem achadas. A previsão é de que os seis navegantes estejam em terra firme por volta de 21 horas de hoje.