Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
BPRaio chega à região do Vale do Jaguaribe neste sábado (16)
Sex, 15 de Julho de 2016 21:16

Dando continuidade ao compromisso de Governo de interiorizar as forças de segurança do Ceará, o reforço policial com batalhões de Polícia especializada chega à região do Vale do Jaguaribe. A partir do próximo sábado (16), os moradores da Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) vão contar com o reforço policial do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na região. O batalhão será inaugurado na cidade de Russas, pelo governador Camilo Santana e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, entre outras autoridades.

O objetivo de interiorizar as forças policiais é intensificar as ações de combate ao crime e reduzir os índices de criminalidade – diretriz do programa estadual Em Defesa da Vida. Ao todo, serão 70 homens trabalhando em 40 motocicletas e duas viaturas com policiamento em todos os municípios compreendidos na AIS 10 (Aracati, Beberibe, Fortim,  Itaiçaba, Icapuí, Russas, Palhano, Jaguaruana, Jaguaribe, Potiretama, Ererê, Iracema, Pereiro, Nova Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte), com ações mais efetivas na cidade de Russas. Os outros municípios receberão atendimento de acordo com a demanda. Para a implantação do Raio em Russas, foi feito um investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

O BPRaio é especializado no patrulhamento tático com motos, que será feito em locais com maior incidência de crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. Para iniciarem as atividades, os policiais receberam todo o equipamento de proteção individual (EPI), como capacetes e coletes, e armamento, entre outros materiais. A sede do BPRaio vai funcionar no batalhão localizado na Avenida Irmã Maria da Graça, 343, Centro de Russas.

De acordo com o tenente coronel Márcio Oliveira, comandante do BPRaio, o batalhão vai fortalecer o policiamento já existente na área e proporcionar uma dinâmica mais apropriada ao atendimento de ocorrências de crimes cometidos com o uso de veículos de duas rodas. Ainda segundo o comandante, os policiais que vão atuar no policiamento especializado na área já estão em Russas, participando de adaptações finais nas motocicletas e fazendo nova prática de tiros.

Além das bases no Interior, o Raio tem, em Fortaleza, 508 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

Próximos passos

A próxima região a ser contemplada com a implantação do BPRaio é o Sertão Central do Estado, que terá com sede o município de Quixadá. O policiamento especializado já é presente na AIS 11, com sede em Juazeiro do Norte, e na AIS 12, com sede em Sobral.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Em julho, serão iniciadas as atividades em também em Quixadá. Iguatu deve receber o batalhão especializado no próximo mês de agosto. Até o fim deste ano, Canindé, Crateús, Quixadá, Itapipoca e Tauá receberão o Batalhão especializado no patrulhamento tático com motos.

Serviço:
Inauguração do BPRaio em Russas
Local: Avenida Irmã Maria da Graça, 343, bairro Centro
Hora: 9horas


Fonte: SSPDS

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2