Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
SSPDS realiza planejamento para operações de combate à criminalidade
Sex, 15 de Julho de 2016 21:14
Estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira (15), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para tratar das ocorrências registradas ontem (14) e hoje (15), o secretário da pasta, Delci Teixeira, o secretário adjunto coronel PM Lauro Prado, comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, delegados da Polícia Civil e responsáveis pelos serviços de inteligência. No encontro, foram traçadas operações que serão realizadas neste fim de semana.

As Polícias Civil e Militar vêm realizando diligências ininterruptas para identificar e prender os envolvidos no incêndio de um ônibus, na BR 116, em Itaitinga, e nos tiros contra a Delegacia da Mulher de Sobral, na noite dessa quinta-feira (14); no incêndio de dois veículos em frente ao 27º Distrito Policial, na madrugada desta sexta-feira (15); na tentativa de homicídio contra dois policiais militares, que resultaram em lesão nos dois servidores da PM e em três civis, no Antônio Bezerra, hoje (15); e no homicídio do sargento da reserva da Polícia Militar, Francisco Moésio Pinheiro Barbosa (55), ocorrido, no município de Caucaia.

Três pessoas, sendo dois maiores e um menor, foram detidas por participação em duas das cinco ocorrências. Um homem foi preso suspeito de participação na morte do sargento da reserva da Polícia Militar, Francisco Moésio Pinheiro Barbosa (55), e um adulto e um adolescente foram capturados por suspeita de envolvimento na ação que resultou na lesão de dois PMs e três civis. Não se pode descartar a possibilidade, mas os indícios apontam que não há relação entre os casos.

Policiais feridos

Dois suspeitos foram capturados em uma moto roubada e a Polícia apura a possível participação deles na ocorrência registrada na manhã desta sexta-feira (15), que resultou em dois policiais e três populares feridos à bala. O caso ocorreu na Avenida Mister Hull e as diligências policiais continuam no sentido de capturar os demais envolvidos. Investigações estão sendo realizadas no sentido de elucidar o caso.

De acordo com levantamentos policiais, os militares atingidos estavam indo em direção a um posto de combustível empurrando a moto na qual trafegavam, que havia apresentado falha mecânica, quando foram surpreendidos por suspeitos em três veículos, que efetuaram os tiros e fugiram em seguida. Até o momento, três veículos com suspeitas de estarem envolvidos na ocorrência foram apreendidos pela Polícia: dois carros abandonados, sendo um Gol de cor branca e placas OIP-2400, na Rua Matos Dourado, e um ASX Mitsubishi de cor preta e placas FYV-4755, na comunidade Morro do Santiago, na Barra do Ceará, e uma motocicleta Honda, no bairro Jardim Iracema.

Os dois suspeitos capturados trafegavam na Honda, que consta como roubada. Ainda não existem indícios que determinem a participação deles nas tentativas de homicídios, mas a dupla continua sendo investigada. Durante as buscas pelos envolvidos na ocorrência, os policiais avistaram os dois empreendendo fuga na moto. Ambos foram capturados e se tratam de um adolescente de 16 anos e um homem identificado como Francisco Ronier Pereira Rodrigues (20). Durante a fuga, a moto, que era conduzida pelo menor, acabou atropelando um garoto de 12 anos, que foi socorrido ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), medicado, recebeu alta e passa bem.

As capturas ocorreram no bairro Jardim Guanabara e ambos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde o menor, que possui quatro passagens pela Polícia por tráfico, roubo, receptação e dano, foi autuado por receptação e lesão corporal culposa. Francisco Ronier, que respondeu por posse ilegal de arma de fogo quando menor, foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e autuado por receptação e corrupção de menor.

Os PMs, atingidos em membros inferiores, foram socorridos ao IJF em uma viatura e os outros feridos, em ambulância. As vítimas sofreram ferimentos sem maior gravidade. Diligências continuam sendo efetuadas visando às capturas dos criminosos.

Policial da reserva morto

Existem duas linhas de investigação sobre o homicídio do sargento da reserva da PM, Francisco Moésio Pinheiro Barbosa (55): uma possível tentativa de assalto ou um atentado a vida do policial, que mesmo na reserva, auxiliava no combate à criminalidade. Após o ocorrido, a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) deteve um dos suspeitos de envolvimento na ação que vitimou o PM, no município de Caucaia – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). Por meio de diligências, as composições conseguiram prender Carlos Anderson Rodrigues (22). Ele é apontado como condutor da motocicleta utilizada pelos criminosos na ação, que culminou nos disparos contra o policial.

As diligências permanecem com o objetivo de localizar o segundo infrator, que seria o autor dos disparos. O suspeito detido foi conduzido para o 23º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por homicídio. O crime aconteceu no bairro do Carrapicho, em um estabelecimento comercial. Dois criminosos chegaram em uma motocicleta e dispararam contra o PM. A vítima foi socorrida para o Instituto José Frota (IJF), mas não resistiu e veio a óbito.

A SSPDS lamenta com muita consternação a morte do sargento da reserva da Polícia Militar, Francisco Moésio Pinheiro Barbosa (55), ocorrida nesta sexta-feira (15), no município de Caucaia. Ele prestou 32 anos de serviços à sociedade por meio da corporação. A SSPDS lastima a perda do policial militar, ao passo que se solidariza com os familiares.  

Delegacia bairro João XXVIII

Investigações estão sendo realizadas, por meio de imagens captadas pelas câmeras da Delegacia, com o objetivo de identificar os autores de incendiar dois veículos apreendidos em frente ao 27º Distrito Policial, no bairro João XXIII. O fato ocorreu na madrugada desta sexta-feira (15), quando dois suspeitos atearam fogo em dois carros que estavam em frente à unidade policial. Ninguém saiu ferido durante a ação. A população também pode auxiliar nos trabalhos policiais.

Ônibus incendiado

Diligências estão sendo realizadas, com o objetivo de identificar os suspeitos de atear fogo em um ônibus na noite desta quinta-feira (14), no km 16, da BR 116, no município de Itaitinga. As investigações estão a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).
Na noite dessa quinta-feira (14), suspeitos deram sinal para o coletivo e subiram como passageiros. Cerca de oito homens em dois veículos, participaram da ação contra o ônibus da linha Itaitinga. Ninguém ficou ferido na ação.

Caso Sobral

A Polícia Civil do Estado do Ceará informa que investigações estão sendo realizadas no sentido capturar os dois suspeitos envolvidos no delito cometido contra o prédio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade de Sobral. Por volta de 20h30 de ontem (14), os infratores chegaram ao local em uma moto e efetuaram cerca de quatro disparos contra a unidade, fugindo em seguida. Ninguém se feriu. A Perícia esteve no local e o caso é investigado pela delegacia municipal em parceria com a DDM. Diligências continuam sendo efetuadas visando à captura dos criminosos e imagens do circuito de câmeras instaladas da unidade vão auxiliar o trabalho policial.

A SSPDS entende que essa ação criminosa se dá em razão direta à intensa atuação das Polícias Civil e Militar no combate à violência e reforça que a população também pode auxiliar nos trabalhos policiais. Denúncias sobre pessoas suspeitas podem ser feitas para o disque denuncia da SSPDS, pelo número 181. O sigilo é garantido.


Fonte: SSPDS

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2